Chegando ao final de mais um ano, o Facebook listou os assuntos de maior realce na rede social, em retrospetiva de 2018. Foram destacados os temas e formas como as pessoas de todo o mundo, e no nosso país, se ligaram às suas respetivas comunidades na plataforma.

Foram vários os temas mais badalados, alguns relacionados com eventos e acontecimentos tais como a 90º cerimónia dos Óscares. O tema merece sempre debate sobre quem mereceu ou não levar a estatueta. Em ano de mundial de futebol, dois dos temas mais discutidos na rede social foi a participação da seleção portuguesa, mas também a seleção espanhola. Entende-se a razão, ambos os países estavam no mesmo grupo. Mas ainda no que diz respeito a futebol, as polémicas em torno do Sporting Clube de Futebol, e do ex-presidente Bruno Carvalho fizeram correr muita “tinta” na plataforma, mas o assunto que entrou para o Top 10 foi o acontecimento de 15 de maio na Academia de Alcochete.

Ainda no top dos mais discutidos, houve dois falecimentos que comoveram os internautas da rede social: a morte do cientista Stephen Hawking e a diva da música Aretha Franklin. O Dia Internacional da Mulher também foi um assunto “quente” no Facebook.

Relativamente a acontecimentos nacionais, o Carnaval de Loulé e as Comemorações do 25 de abril foram também motivos de grandes “discussões” na plataforma. Talvez o assunto mais curioso de 2018 foi relativo ao anúncio sobre o óleo de palma, muito devido à polémica de ter sido interdito no Reino Unido por estar ligado à destruição das florestas e o colapso das populações de orangotangos do Sudeste Asiático.

O Facebook listou ainda os três assuntos mais discutidos na plataforma, a nível internacional. Pelo segundo ano seguido, o Dia Internacional da Mulher foi o tema mais mencionado, não só no dia 8 de março, como ao longo de todo o ano foram vários os assuntos relacionados com a mulher. O movimento “March for Our Lives” acerca dos sobreviventes da violência em Parkland, na Flórida, nos Estados Unidos, no dia 18 de fevereiro motivou discussões e ações em todo o mundo. Foi registado interesse de participação no evento por mais de 1 milhão de pessoas e foram doados mais de 2,5 milhões de dólares através do sistema Facebook Fundraisers. Por fim, tanto as eleições presidenciais no Brasil e as intercalares nos Estados Unidos foram assuntos quentes na plataforma.

A plataforma salientou ainda os principais eventos organizados em Portugal, com assuntos discutidos no Facebook. Entre eles o NOS Alive, a Queima das Fitas do Porto, a Maria Leal no Rock in Rio, Pearl Jam e Noite Branca Braga.

Por fim, os acontecimentos mundiais mais comentados foram o Mundial 2018, que registou mais de 383 milhões de fãs de futebol para apoiar as suas seleções. Registou-se 2,3 mil milhões de publicações relacionadas, comentários, reações e partilhas. A vitória da França foi um dos momentos mais discutidos do ano. Também o Super Bowl 52 aqueceu a rede social, com a vitória dos Philadelphia Eagles sobre os New England Patriots. O passe incompleto Hail Mary de Tom Brady no fim do jogo e o concerto de Justin Timberlake em tributo a Prince, no intervalo, foram os assuntos relacionados mais comentados. Por fim, o casamento real entre o Príncipe Harry e Meghan Markle reuniu 42 milhões de pessoas no Facebook a partilhar assuntos relacionados com o casal.

Relativamente aos vídeos em direto, o que mais se destacou foi a atuação da acordeonista Rita Melo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.