A última temporada de Game of Thrones tem estado a ser transmitida em direto no Twitch, uma plataforma de live streaming de vídeo que é propriedade da Amazon.

Embora o objetivo principal da plataforma seja permitir aos “gamers” de todo o mundo transmitir os seus desempenhos em videojogos, o Twitch tem vindo a servir outros fins, tendo-se agravado o problema desde a estreia da oitava temporada da popular série.

De acordo com a The Verge, os utilizadores do Twitch têm podido ver os episódios sem pagar direitos à HBO, bastando aceder à categoria "Just Chatting". Existem, inclusivamente, streamers a transmitir a série explicitamente, usando títulos como "Game of Thrones - 8ª Temporada".

Estima-se que a última temporada de Game of Thrones tenha custado 15 milhões de dólares por episódio. Globalmente, o número de streamers ativos no Twitch em 2018 foi de aproximadamente 1,76 milhões.

Segundo a Verge, foi ligeiramente mais difícil encontrar streams esta semana quando comparado com a estreia, mas ainda assim não foi uma tarefa complicada.

Embora a empresa tenha vindo a tentar combater o problema do uso da plataforma como meio de transmissão de conteúdo protegido, o facto de se conseguir encontrar semanalmente episódios de Game of Thrones prova que há ainda motivos para preocupação, reforçados pelo facto de cada vez mais o acesso a conteúdos de entretenimento ter de ser feito através de serviços pagos.