Depois da APDSI ter identificado num estudo recente os 60 desafios colocados pela chamada "Economia da Inovação", o GAN destacou sete que considera de maior importância para a construção e funcionamento da Sociedade da Informação em Portugal, avançando com as respectivas recomendações.




Entre os desafios apontados pelo GAN, naquela que é a sua sexta tomada de posição desde que foi constituído, surge o reconhecimento do valor económico da informação e a promoção da capacidade de construção e gestão de sistemas de informação, a problemática da discriminação digital e a promoção da qualificação dos agentes económicos.




Investir nas TIC, criar empregos adequados à SI e preparar as PME são também reptos colocados pela Economia da Informação. Melhorar a governação da Administração Pública aparece como último o desafio entre os sete destacados pelo grupo.




"É um conjunto de desafios que deve ser superado sob pena de sofrermos consequências gravosas", referiu José Dias Coelho, presidente da APDSI e membro do Grupo de Alto Nível, durante a apresentação da tomada de posição.
Para endereçar estas questões, o GAN considera que se deve fomentar de forma estruturada e sistemática a promoção do conhecimento sobre a economia da informação e sobre a construção e gestão dos sistemas de informação, assim como a qualificação dos agentes económicos para evitar a discriminação e a info-exclusão.




Outra medida importante será o aumento do investimento em TIC e a criação de novas cadeias de valor e dos novos postos de trabalho exigidos pela economia da informação.




O GAN aconselha igualmente uma maior atenção ao esforço de adaptação das PME, que deverão ser mais apoiadas, e à necessidade de melhorar a governação da Administração Pública, nomeadamente a gestão do investimento em TIC.




"Esta é uma tarefa que compete a toda a Sociedade Civil e não apenas aos responsáveis políticos", salientou José Gomes de Almeida, membro do GAN. "As empresas responsáveis, as organizações, também devem ter em conta estas recomendações, apelou.




Notícias Relacionadas:


2008-04-09 - APDSI identifica desafios da Economia da Informação


2007-03-21 - APDSI defende Carta dos Direitos dos Cidadãos na Sociedade de Informação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.