Está prestes a concretizar-se o acordo anunciado no mês passado pela General Motors com o eBay.com. O site de leilões é o parceiro escolhido para uma experiência que reforça a aposta da fabricante americana de automóveis na Internet.

A GM já tinha revelado que pretendia fazer maior uso das plataformas online para vender e leiloar carros. Deve concretizar a proposta a partir de amanhã através de vários sites para as suas marcas de automóveis, criados dentro da rede eBay.

A iniciativa é experimental e limitada no tempo mas terá alguma dimensão. Abrange todo o Estado da Califórnia, embora clientes americanos da fabricante, residentes noutros Estados, possam usar os canais de comunicação online que as plataformas vão disponibilizar para aferir da possibilidade de comprar um carro ou camião na sua zona de residência, usando as mesmas condições.

Buick, Chevrolet, GMC e Pontiac são as marcas que passam a ter endereços do género chevy.ebay.com através dos quais pode consultar-se a oferta de cada marca, os preços, as características dos veículos e entrar em comunicação com os vendedores dos 225 postos de venda aderentes. Por esta via pode também ser solicitada uma simulação de crédito ou proposta a venda do carro antigo. Os automóveis à venda podem ser comprados pelo preço anunciado ou leiloados. Em ambos os casos são levantados no revendedor.

A venda online de carros não é uma novidade para o eBay que já mantém o eBay Motors, um mercado online que vende sobretudo usados e que agora receberá também esta experiência. Também não é novidade para a GM, que usa esta mesma plataforma para vender carros usados com garantia.

A principal novidade é mesmo a venda directa, pelos representantes, de automóveis novos com um suporte de informação e interactividade entre potencial cliente e vendedor mais aprumado, nesta escala. Alguns representantes das marcas GM já usam o canal Internet para vendas, mas a parceria coloca agora 225 dos 250 existentes no Estado a faze-lo em simultâneo, até 8 de Setembro, revela a Associated Press.

Mais detalhes da parceria ainda estão por revelar mas alguns especialistas já consideraram de grande relevo o acordo por contribuir para aumentar a confiança do consumidor no meio online para este tipo de aquisição.