Arranca no próximo dia 30 de Outubro mais um Fórum das Nações Unidas sobre a Governação da Internet. O pontapé de saída é dado com um conjunto de reuniões preparatórias que pretendem debater os temas da segurança, diversidade linguística e acessibilidade à rede.



Da agenda desenhada para este encontro na Grécia não consta o polémico tema do controlo dos servidores mundiais de Internet, localizados nos Estados Unidos e geridos pelo ICANN numa parceria de gestão com a Administração Bush.



Mas na verdade nada garante que o tema, sem lugar na agenda oficial, não será na mesma alvo de debate, ou não tenha o assunto sido gerador da maior polémica nos últimos encontros da ONU, como acabam por admitir os promotores.



Recentemente foi revisto o acordo entre o ICANN e a administração Bush numa alegada tentativa de dotar de maior autonomia o organismo, preparando a sua total independência do Governo americano, como objectivo gradual.



A Europa congratulou-se com a medida mas um grupo de especialistas americanos já analisaram os novos termos do acordo e consideram que na prática não existem grandes diferenças face à situação anterior.



"Nas reuniões preparatórias decidimos que o primeiro encontro teria mais êxito se não abordasse esse assunto", reconhece o coordenador executivo do secretariado do Fórum Markus Kummer, citado pelo El Mundo.



Resta saber se a intenção dos organizadores vai ser bem recebida pelos cerca de 1200 participantes, representantes de 90 países que visitam os arredores de Atenas até ao próximo dia 2 de Novembro para integrar a reunião. Afinal, a generalidade dos países está contra a relevância dos Estados Unidos na gestão dos destinos da Internet e têm contribuindo para tornar central a questão ao longo dos últimos fóruns.



O Fórum das Nações Unidas prepara um conjunto de novas reuniões sobre os temas da Internet que se seguirão no próximo ano no Brasil e no ano seguinte na Índia.



O spam e o cibercrime são temas que vão integrar a agenda, a par com assuntos mais técnicos relacionados com a gestão da infra-estrutura de Internet, áreas mais vastas que os temas alinhados oficialmente mas que já se sabe terão também lugar na discussão.



Notícias Relacionadas:

2006-10-02 - Estados Unidos podem ceder controle da Internet no espaço de três anos