A Google acaba de introduzir no serviço Gmail um novo tipo de visualização das mensagens baseado em janelas semelhantes às de uma sessão de mensagens instantâneas, que permite ao utilizador compor uma nova mensagem enquanto acede a outras mensagens recebidas e, no limite, compor várias mensagens em simultâneo.


Num post publicado no blogue oficial do Gmail, Phil Sharp, gestor do serviço, apresenta desta forma as novas funcionalidades: "Quantas vezes já escreveu um email e teve que fazer referência a algo incluído noutra mensagem? Guardar um rascunho, abrir o mail mais antigo e voltar a abrir o rascunho pode gastar valiosos minutos. O novo sistema de composição de mensagens abre uma nova janela, tal como nos chats".

[caption]Nova interface Gmail[/caption]

O mesmo responsável continua a explicação das novas funcionalidades do Gmail, referindo que passa a ser mais fácil e rápido fazer referências a outras mensagens sem ser necessário encerrar o rascunho da nova mensagem, sendo inclusive possível ter várias novas mensagens abertas, minimizando-as para posterior conclusão.


Em relação às mensagens de resposta, a Google refere que redesenhou a respetiva interface, introduzindo uma espécie de função de "expansão inteligente", que adapta a janela aos conteúdos incluídos. As novas alterações ao Gmail irão ainda sofrer "alguns retoques", segundo a empresa, previstos para os próximos meses.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico