A procuradoria de Milão, em Itália, anunciou que vai deixar cair um processo contra a Google, por alegada evasão de impostos. Um acordo com a empresa terá sido alcançado. A Google está disposta a pagar 326 milhões de euros para encerrar o caso, uma verba que vai servir para indemnizar o Estado italiano e pagar os custos do processo.

Recorde-se que no ano passado foi notícia a existência de um processo em Itália, contra a Google, no qual a procuradoria italiana pedia 1.000 milhões de euros de indemnização à gigante da internet, acusada de evasão fiscal no país.

Em causa estaria o facto de a Google alegadamente não pagar devidamente impostos no país, associados às receitas que ali tiveram origem e afetas à infraestrutura digital local da empresa.

Itália investiga Google e acusa empresa de pressionar clientes a ligarem contas
Itália investiga Google e acusa empresa de pressionar clientes a ligarem contas
Ver artigo

Este não é o primeiro processo do género que a Google enfrenta em Itália. Há quase uma década houve outro, que acabou com a empresa a pagar 306 milhões de euros, porque a justiça considerou que, tendo a tecnológica uma base permanente em Itália, não podia canalizar os impostos em causa para a Irlanda, sede europeia.

No processo interposto no ano passado, a Google comentou à Reuters, que avançou a notícia, estar em dia com todos os impostos em Itália e em todos os restantes países europeus onde tem atividades. Aparentemente, afinal, havia falhas no cumprimento dessas obrigações.

Falta perceber se depois deste processo não surgirá outro, ou até mesmo se não continua a correr outro processo, uma vez que a informação divulgada agora diz que o acordo refere-se a factos ocorridos entre 2015 e 2019. A Reuters, quando avançou no ano passado com a notícia de um novo processo judicial em Itália envolvendo a Google, referia que o caso centrava-se em factos ocorridos entre 2018 e 2022. Essa notícia era baseada em fontes próximas.