No final de 2009 a Google apresentou o Social Search, que ficou acessível apenas para utilizadores do seu motor de busca nos EUA. Agora, prepara-se para disponibilizar "a nível global" a ferramenta que acrescenta uma dimensão "social" à pesquisa na Web.

A informação é avançada num blog oficial da Google, que agenda o lançamento para a próxima semana, sem referir uma data em concreto.

De acordo com os responsáveis, o Social Search ficará, para já, disponível em 19 línguas, mas está planeado o alargamento a outras. Não foram, no entanto, detalhados quais os idiomas contemplados pela ferramenta nesta primeira fase.

A funcionalidade permite tirar partido da rede de contactos online de um utilizador na altura de apurar os resultados de pesquisas feitas no Google, recorrendo a uma integração com outros serviços da empresa - como o Gmail, GTalk, Buzz, Blogger - ou redes sociais externas, como o Twitter, explicaram os responsáveis.

Os resultados recolhidos em páginas de conhecidos, conteúdos partilhados por estes, ou mesmo informações referentes a amigos, aparecem incluídos na lista de resultados das pesquisas no Google, que se tornam personalizadas, sendo dada preferência, na altura de mostrar os resultados, aos recolhidos com base na informação publicada ou partilhada por amigos.

Para isso, é preciso que o utilizador tenha uma conta Google e se encontre autenticado. Este poderá gerir quais os serviços que pretende "associar" a esta funcionalidade, determinando assim os contactos a ter em conta na altura de pesquisar.

Para já, é certo que o Twitter esteja na lista de "parceiros", uma vez que é mencionado na mensagem online da empresa. Já ao Facebook não existe qualquer referência - o que dado o "azedar" de relações entre as empresas pode significar que este não será incluído na lista.

O anúncio surge poucos dias depois de o Bing, da Microsoft, ter estreado uma funcionalidade que aprofunda a integração entre o motor de busca e o Facebook para incluir nos resultados das pesquisas informações recolhidas na rede social.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.