A Google está a anunciar a chegada de novos recursos à Google Cloud no evento A Spotlight on Storage. As novidades prometem ajudar os Chief Information Officers (CIOs) das empresas a continuarem a transformação dos seus negócios e optimizar as arquiteturas na nuvem.

Guru Pangal, VP/GM Storage da Google Cloud, começa por explicar que a tecnológica está a ver “um grande crescimento nas cargas de trabalho «ricas em dados» que migram para a nuvem”.

Segundo o responsável, o armazenamento na Cloud está a tornar-se na base comum para serviços de maior valor, entre data lakes, modelagem e simulação, big data e IA/machine learning. Estas aplicações exigem flexibilidade e capacidade de gestão de armazenamento de objetos e arquivos.

Entre as novidades anunciadas inclui-se o Google Cloud Hyperdisk, descrito como o disco permanente de última geração da tecnológica, que permite ajustar o desempenho do armazenamento em bloco às cargas de trabalho.

A Google lança também o Filestore Enterprise Multishare for GKE (Google Kubernetes Engin) um novo serviço que dá aos administradores a possibilidade de criarem uma instância do Filestore, assim como partes de armazenamento para serem utilizadas em simultâneo num ou em milhares de clusters do GKE.

Guru Pangal afirma que a Google continua a desenvolver o armazenamento para suporte às aplicações orientadas por dados, tendo por base o feedback que recebe dos clientes. Neste sentido, a tecnológica criou um novo recurso de armazenamento na Cloud chamado Autoclass.

Como indica o responsável, o recurso move automaticamente objetos, com base em parâmetros como hora do último acesso ou política, para classes de armazenamento com informação acedida de forma mais ou menos frequente.

A Google quer disponibilizar mais insights de negócios nas opções de armazenamento, para facilitar a gestão e otimização e, para tal, lança o novo Storage Insights. Através dele é possível obter insights acionáveis, possibilitando a tomada de decisões informadas acerca do armazenamento Cloud.

A tecnológica anuncia também o Google Cloud Backup e DR, um serviço que se afirma como uma solução de proteção integrada para aplicações e bancos de dados críticos. O serviço permite gerir centralmente as políticas de proteção e recuperação diretamente na consola Google Cloud e proteger bancos de dados e aplicações com alguns cliques.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.