O Chrome celebrou 10 anos de vida no passado dia 2 de setembro. O presente da Google para o aniversariante consiste numa operação estética que terá resultados visíveis ao longo das próximas semanas.
Depois de vários dias de teste em versão beta, a estética baseada na linha Material 2 promete melhorias funcionais substanciais. Uma das que mais se nota foi aplicada às tabs, que vão deixar cair as arestas diagonais para adoptar um aspecto mais recto. A Google explica que este design privilegia a visibilidade dos ícones, que assim deixam de se esconder por detrás das abas que se lhes sobrepõem.
Os menus e as barras de ferramentas estão mais minimalistas.
A barra de pesquisa, que está integrada com os resultados de pesquisa do Google, exibe os resultados para algumas das questões mais básicas que pode colocar ao motor de busca. Desta forma, torna-se desnecessário perder tempo com a abertura de uma aba específica apenas para consultar a meteorologia ou descobrir a data de um evento.
No domínio da gestão de passwords, a Google decidiu introduzir uma funcionalidade para a geração de passwords automáticas. O autopreenchimento é mais preciso e o reconhecimento de palavras-chave é mais intuitivo para os log-ins guardados no browser.
O novo Chrome deverá começar a chegar hoje, dia 4 de setembro, a todos os utilizadores da plataforma e tanto a smartphones, como a computadores.
De acordo com o NetMarketShare, o Chrome é utilizado em 62% de todos os desktops e portáteis. Internet Explorer e Edge, juntos, reúnem apenas 16,2% das preferências. Com estes resultados é seguro afirmar que a atualização vai impactar muita gente, pelo que o redesign pode ser uma estratégia arriscada para a Google, caso provoque as mesmas reações que a atualização do Snapchat provocou nos seus utilizadores. Por outro lado, a decisão era um passo óbvio para uma marca que tem investido na harmonização estética das suas aplicações e serviços.
Siga este link para ler mais sobre a atualização.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários