A Google tem vindo a limitar a utilização da Drive, tornando mais difícil aos utilizadores manter-se dentro dos limites gratuitos com o backup de fotografias e os emails do Gmail. Esta semana a Ars Technica avançou a notícia de que a tecnológica impôs também um limite à criação de ficheiros, estabelecendo-o nos 5 milhões por conta.

A definição foi feita de forma pouco transparente. Como nota a mesma fonte, a Gooogle não anunciou este limite e as páginas relacionadas com o produto também não o mencionam e não há sequer um contador que permita a monitorização da capacidade da conta.

Depois dos protestos que se seguiram, a Google decidiu reverter a medida, confirmando tudo num tweet

O limite de 5 milhões de ficheiros parece enorme e parece pouco provável que um utilizador individual crie 5 milhões de ficheiros, de raiz, na plataforma, mas o alerta serve aos utilizadores que tentarem fazer um backup com a ajuda deste software. Vários utilizadores reportaram ter sido barrados na Drive depois de excederem o limite, apesar de não ultrapassarem o volume de dados contratado de 2 TB.

A gigante norte-americana sublinhava que o limite visa prevenir quaisquer excessos que possam pôr em causa a estabilidade e a segurança da Drive. Mais adianta que o número de utilizadores que realmente impactados por esta medida seria ínfimo.

How to TeK: 8 dicas úteis para tornar o Google Drive numa ferramenta mais produtiva
How to TeK: 8 dicas úteis para tornar o Google Drive numa ferramenta mais produtiva
Ver artigo

É verdade que a maioria dos utilizadores não terá nunca tantos ficheiros armazenados no sistema, mas é também verdade que existem empresas que têm neste software uma parte importante dos seus fluxos de informação, sendo que estes produzem centenas de pequenos ficheiros diários. A médio prazo, o limite poderia representar um problema.