
Aqueles que recorrem ao Google para efectuar pesquisas, poderão durante as próximas utilizações do motor de buscas ser confrontados com um novo alerta no topo da página, avisando os internautas de que o seu computador poderá estar infectado com um novo tipo de malware.
A ameaça é reportada pela gigante das pesquisas depois de ter detectado, durante as operações de manutenção de rotina, um fluxo invulgar de tráfego no seu motor de buscas.
Segundo relata numa mensagem publicada no blog oficial do serviço, em colaboração com especialistas de segurança de várias empresas, determinou-se que os computadores que estavam a levar a cabo estas acções se encontravam infectados com um tipo específico de software malicioso.
Este malware faz com que os sistemas infectados enviem tráfego para o Google através de um pequeno número de servidores proxies, detalha a companhia, que espera com a notificação dos utilizadores cujo tráfego provém destes proxies, incentivá-los a eliminar a infecção e erradicar o problema.
Para além de alertar os utilizadores para a provável infecção do PC, o aviso (que reproduzimos abaixo), oferece também informações destinadas a ajudar os utilizadores a lidarem com a situação.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários