O muito antecipado serviço de armazenamento na nuvem suportado pela Google está prestes a ser lançado. A garantia é dada por vários meios especializados internacionais, que apontam a próxima semana como data provável para a estreia.

Google Drive será o nome da plataforma destinada a armazenamento de conteúdos e trabalho colaborativo, que deverá oferecer aos clientes 5 GB de espaço de utilização gratuita, garantem meios como o TechCrunch ou o TheNextWeb (TNW), que cita informação revelada por "um parceiro da Google".

De acordo com as informações disponíveis, o serviço irá estar disponível para acesso a partir de desktop e dispositivos móveis, sendo compatível com sistemas operativos Windows, Mac, Android e iOS.

Os detalhes agora revelados pelo TNW vêm aumentar a capacidade de armazenamento gratuita inicialmente prevista (1 GB) e precisar aquela que deverá ser a data de lançamento: "provavelmente terça-feira", escreve o site. O espaço disponível deverá poder ser aumentado, mediante pagamento.

A mesma fonte avança também o endereço Web a partir do qual deverá ser possível aceder ao serviço, a partir de qualquer browser: http://drive.google.com. Por agora, encontra-se, como seria de esperar, inacessível.

O TechCrunch terá mesmo conseguido assegurar o acesso àquela que será a aplicação para o novo serviço e fornece uma captura de ecrã da aplicação para o OS X. O blogger que assina a mensagem afirma ter sido capaz de descarregar e executar o software, mesmo que o serviço continue inacessível.

[caption]imagem: TechCrunch[/caption]

Segundo conta, foi, porém capaz de autenticar-se com a conta do Gmail, tendo recebido a seguinte notificação: "o Google Drive ainda não está ativado para a sua conta".

[caption]imagem: TechCrunch[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes