
Está resolvido, mas ainda não completamente explicado, o problema que afetou a nuvem da Google e por arrasto milhões de utilizadores em todo o mundo na passada quinta-feira ao final da tarde. Vários serviços da empresa e de outras plataformas que usam a sua infraestrutura deixaram de funcionar durante algumas horas.
A falha aconteceu às 18h51 e foi dada como resolvida já na madrugada seguinte às 2h18, embora muitos serviços tenham sido recuperados mais cedo. Outros levaram mais tempo a recuperar totalmente, mesmo depois da conectividade com a plataforma de cloud da Google ter sido restabelecida.
O problema expôs, mais uma vez, o impacto em cadeia de falhas em ambientes que ligam milhares de serviços e milhões de clientes particulares e empresariais. Estes últimos, por sua vez, servem outras empresas aumentando ainda mais o efeito dominó de falhas deste tipo.
No universo Google, o problema afetou serviços como o Google Chat, Google Meet, Gmail, Calendário, Google Drive, Google Cloud Search, Google Tasks e Google Voice, segundo confirmou a empresa.

Serviços como o Spotify, Snapchat, Discord também foram afetados, como é possível verificar pelos relatos que chegaram ao site Downdetector, espelhados na imagem acima. E também não escaparam plataformas como a da Shopify, UPS ou a Cloudflare.
Só a rede da Cloudflare abrange atualmente mais de 330 cidades em mais de 120 países/regiões, respondendo a uma média de mais de 63 milhões de solicitações HTTP(S) por segundo e mais de 42 milhões de solicitações de DNS por segundo - dados oficiais da companhia do final de 2024.
A plataforma de serviços de segurança, conectividade e desempenho reagiu rapidamente à falha e em cerca de duas horas e meia conseguiu restabelecer a maior parte dos serviços, mas admitiu que o problema teve um impacto global na sua rede e em boa parte dos serviços críticos que fornece. As imagens abaixo foram partilhadas pela empresa e ilustram isso mesmo.
Veja as imagens
Por volta das 21 horas (hora de Lisboa), a Google anunciou que tinha identificado o problema e aplicado uma solução. "Identificámos a causa raiz e aplicamos as mitigações apropriadas. A nossa infraestrutura foi recuperada em todas as regiões, exceto us-central1", referia a nota de estado.
Mais tarde, quando confirmou que tinha concluído a recuperação dos serviços, a gigante da internet garantiu que havia de dar mais detalhes sobre o problema. “Vamos publicar uma análise deste incidente logo que tenhamos concluído a nossa investigação interna”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Pandoland é um jogo dos criadores de Pokémon com estética de Minecraft -
Site do dia
Deixe a imaginação fluir e faça engenhocas improváveis com IA para descobrir o seu alter ego de inventor -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários