Sempre que o utilizador se liga a um serviço Google num dispositivo diferente, este novo sistema de autenticação pede-lhe que introduza o email. Em seguida receberá uma mensagem no telemóvel para confirmar que quem está a tentar usar o serviço é o seu utilizador legítimo.

A informação sobre o tema foi divulgada por Rohit Paul, um programador da empresa que partilhou os detalhes num blog. Em reação, a Google já confirmou que está mesmo a testar um sistema de autenticação alternativo àquele que usa neste momento e que pede uma combinação entre email e password para verificar a autenticidade de quem tenta aceder a um dos seus serviços.

As experiências em torno de alternativas aos sistemas tradicionais de autenticação não são uma novidade, nem na Google nem no resto do mercado. O tema está na ordem do dia e são várias as companhias a trabalhar em alternativas e em alguns casos a implementá-las.

No caso específico da Google, nos últimos anos têm sido conhecidos vários projetos da empresa nesta área. Já no início de 2013, a empresa dava conta de várias experiências centradas no teste de alternativas de autenticação baseadas em hardware. Uma das soluções, divulgava a empresa na altura, era uma Pen USB (Yubico) com uma solução criptográfica. Não chegou a ser implementada. Este ano mostrou algo na mesma linha a que chamou Projeto Vault.