A Google quer fazer mais pelos utilizadores que recorrem ao seu motor de pesquisa em momentos de aperto. Para isso, a empresa está a integrar o seu último modelo de machine learning, o MUM, na plataforma, com vista a detetar um maior leque de crises pessoais. A ideia é providenciar informações contextuais, relacionadas com a pesquisa original, que possam ajudar o utilizador.

O MUM vai servir para descortinar, de forma detalhada, as várias nuances de uma dada pesquisa. Segundo Anne Merritt, gestora de produto no departamento de saúde da Google, o sistema é "capaz de nos ajudar a entender frases mais longas e complexas, como 'porque é que ele me bateu quando lhe disse que não o amava'". Em conversa com o The Verge, Merritt explicou que "pode ser óbvio para um humano que esta pesquisa seria sobre violência doméstica, mas sem a IA certa, a linguagem natural é difícil de entender para os nossos computadores".

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Outros exemplos de como o MUM pode dar respostas mais adequadas, incluem pesquisas como "formas mais comuns de cometer suicídio", instância em que, anteriormente, o motor entenderia como uma simples busca por informação; ou "sítios onde mais suicídios se cometem em Sydney", pesquisa que, antes, faria surgir links sobre zonas turísticas da cidade australiana. Atualmente, quando a Google deteta um momento de crise, a tecnologia responde com uma janela de informação contextual onde são disponibilizados links e contactos de ajuda.

Para além do MUM, a Google vai também integrar o BERT, um modelo de processamento de linguagem que melhor identifica pesquisar que visam encontrar conteúdo mais explícito, como pornografia. Desta forma, a empresa visa impedir a sugestão de links explícitos a utilizadores que não estão em busca de conteúdos do género. Os primeiros testes indicam que o BERT é uma solução de sucesso para o caso.