O processo com os editores franceses já se arrastava há anos, mas a Google parece apostada em não deixar nenhuma ponta solta que possa fazer pesar as acusações de monopólio que ainda enfrenta na União Europeia, tendo fechado na sexta feira um acordo que põe fim ao litígio. Ao mesmo tempo a gigante da Internet vai criar um fudo para ajudar a transformação da indústria para a era digital.

Os editores noticiosos franceses foram os primeiros a contestar aquilo que consideram ser um aproveitamento ilícito da Google dos conteúdos que produziam. Segundo este grupo de empresas, a forma como o motor de busca agrega informação e a exibe, ganhando com a publicidade nas páginas, configura-se como concorrência desleal ao negócio dos sites dos jornais e revistas.

No meio do processo chegaram a existir ameaças de parte a parte de processos judiciais e a obrigatoriedade da retirada de títulos franceses da indexação do motor de busca, algo chegou a ser efectivado na Bélgica.

A associação europeia de editores de jornais diários (ENPA) também tem vindo a protestar contra este comportamento, numa iniciativa a que os editores portugueses se uniram e que voltou a ser discutida recentemente.

O acordo agora assinado em França foi apadrinhado pelo gabinete do presidente Francois Hollande e conta com a criação de um fundo de 60 milhões de euros que pretende ajudar os media franceses a desenvolver projectos online, explica um comunicado da Google.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.