
A acusação da empresa centra-se nas alegadas exigências feitas pela Google junto dos fabricantes de dispositivos móveis, para que o seu motor de busca seja integrado por defeito no sistema operativo móvel, uma opção vedada a outras empresas de pesquisa.
A Yandex, que controla 60% do mercado de pesquisas online na Rússia, também se queixa do facto de qualquer dispositivo Android ter pré-carregados um conjunto de outras aplicações e serviços exclusivos da Google, mesmo tratando-se de uma plataforma de software seja aberta.
As acusações integram um processo já encaminhado para o regulador da concorrência, a quem caberá agora analisar o caso e perceber se a acção da Google está a violar a legislação russa.
A Yandex relaciona a sua perda de quota nas pesquisas realizadas a partir de dispositivos Android com as restrições impostas pela Google e garante que há um ano tinha 52% deste mercado, na Rússia. Agora não vai além dos 44%.
No processo, a tecnológica cita mesmo três empresas que lhe terão dito especificamente que não podiam continuar a pré-instalar o seu motor de busca nos respectivos equipamentos: Prestigio, Fly e Explay.
Com uma população superior a 140 milhões de habitantes, a Rússia soma mais de 85 milhões de utilizadores de Internet, um universo relevante para qualquer empresa de serviços digitais. Em meados do ano passado usavam a Internet no telemóvel 25,5 milhões de russos, de acordo com dados da própria Yandex.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários