A acusação da empresa centra-se nas alegadas exigências feitas pela Google junto dos fabricantes de dispositivos móveis, para que o seu motor de busca seja integrado por defeito no sistema operativo móvel, uma opção vedada a outras empresas de pesquisa.



A Yandex, que controla 60% do mercado de pesquisas online na Rússia, também se queixa do facto de qualquer dispositivo Android ter pré-carregados um conjunto de outras aplicações e serviços exclusivos da Google, mesmo tratando-se de uma plataforma de software seja aberta.



As acusações integram um processo já encaminhado para o regulador da concorrência, a quem caberá agora analisar o caso e perceber se a acção da Google está a violar a legislação russa.



A Yandex relaciona a sua perda de quota nas pesquisas realizadas a partir de dispositivos Android com as restrições impostas pela Google e garante que há um ano tinha 52% deste mercado, na Rússia. Agora não vai além dos 44%.



No processo, a tecnológica cita mesmo três empresas que lhe terão dito especificamente que não podiam continuar a pré-instalar o seu motor de busca nos respectivos equipamentos: Prestigio, Fly e Explay.



Com uma população superior a 140 milhões de habitantes, a Rússia soma mais de 85 milhões de utilizadores de Internet, um universo relevante para qualquer empresa de serviços digitais. Em meados do ano passado usavam a Internet no telemóvel 25,5 milhões de russos, de acordo com dados da própria Yandex.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico