De acordo com uma notícia publicada pelo Wall Street Journal, o portal Google pretende disponibilizar ainda este ano um serviço de pagamento online de forma a diversificar a oferta aos utilizadores. Se esta ideia se concretizar, o portal entra em competição com o serviço PayPal, do portal de leilões eBay.

Os detalhes sobre o serviço não foram divulgados, mas a iniciativa do Google pode representar ainda a hipótese de diversificar as fontes de receita do motor de busca. Actualmente, as buscas do Google acedem a milhões de páginas, já o PayPal declara que tem 71 milhões de clientes em todo o mundo.

Segundo a mesma notícia, cerca de 99 por cento da fonte de receitas do Google corresponde à venda de anúncios que aparecem ao lado dos resultados da pesquisa. Durante o primeiro trimestre deste ano, a companhia revelou ter obtido um lucro de 369,2 milhões de dólares, cerca de seis vezes mais do que o mesmo período do ano passado.

O serviço PayPal permite que os utilizadores façam pagamentos através de uma conta à ordem ou cartão de crédito electrónico. Um serviço que anualmente gera 233 milhões de dólares, o que representa 23 por cento das receitas totais geradas pelo eBay.

De salientar que, hoje as cotações do eBay foram afectadas pela negativa, talvez influenciadas pela possibilidade do Google vir a disponibilizar este serviço.

Notícias Relacionadas:

2005-05-20 - Google alinha estratégia de personalização da homepage

2005-05-06 - Google desenvolve ferramenta para aumentar a velocidade de navegação

2005-04-22 - Lucros do Google multiplicam-se por seis no primeiro trimestre do ano