O rumor já não é novo e voltou a circular no Mobile World Congress, em Barcelona, mas agora parece que a criação de um serviço de música da Google está mesmo a ser finalizada. E segundo a Cnet os colaboradores da Google já estão a usar o Google Music internamente.

O site norte-americano cita fontes da indústria da música, que garantem que o serviço está na fase final de preparação.

A ideia será criar um concorrente sério ao serviço iTunes da Apple, e integrá-lo com o sistema operativo móvel Android. O Honeycomb já inclui uma aplicação de música da Google, mas não um serviço completo, como o que a principal concorrente integrou nos telemóveis iPhone e no iPad.

Os rumores não foram comentados pela Google, mas a ideia tinha sido referida anteriormente em Barcelona por Sanjay Jha, director da área de mobilidade da Motorola, que sugeria que o tablet Xoom iria beneficiar dos serviços de vídeo e música da nova versão do Android.

Já no ano passado a Billboard tinha escrito que o Google estaria a negociar com as editoras de música os direitos para lançar um serviço online. Na altura foi avançada a possibilidade de o serviço ser lançado ainda em 2010.

Há cerca de duas semanas, no fórum de desenvolvimento XDA um membro garantia ter descoberto acidentalmente o Google Music depois de ter instalado a última versão do Android, o que as fontes da Cnet admitem ser uma versão beta do serviço.