A corrida da Inteligência Artificial está a tornar-se cada vez mais renhida. A Google, que revelou o Bard, a sua resposta ao ChatGPT, em fevereiro, não quer perder terreno e anuncia agora uma fusão entre as suas divisões dedicadas à tecnologia. 

Como explica Sundar Pichai, CEO da Google e Alphabet, o novo grupo resulta da fusão entre a equipa Google Brain, da área de investigação da empresa, e a DeepMind, comprada pela tecnológica em 2014.

Segundo o responsável, o objetivo do grupo, que toma o nome Google DeepMind, é ajudar a empresa a acelerar o ritmo do progresso na área da IA, desenvolvendo sistemas cada vez mais avançados e de forma responsável.

De acordo com dados avançados pelo website The Information, a equipa Google Brain e a DeepMind estão já a trabalhar em conjunto para desenvolver um novo software, conhecido internamente como Gemini, para dar resposta às criações tecnológicas da OpenAI, sobretudo depois de o Bard ter ficado aquém das expectativas.

O lançamento do ChatGPT alarmou a Google, que lançou um "código vermelho" interno no ano passado, definindo como urgente o desenvolvimento de uma ferramenta para competir com a solução da OpenAI.

Ao que tudo indica, a gigante de Mountain View está a desenvolver um novo motor de busca impulsionado por IA para competir com o novo Bing da Microsoft. Os planos para o novo motor de busca da Google estão numa fase inicial e não é certo quando a empresa o pretende lançar.

tecnológica tem também planos para atualizar o Google com funcionalidades de IA, como parte de um projeto chamado Magi. As funcionalidades, que estarão disponíveis exclusivamente nos Estados Unidos, podem ser lançadas em breve e esperam-se mais novidades no Outono.