A Google requisitou uma permissão à Federal Communications Commission (FCC) para conduzir testes para uma rede de comunicações wireless, usando um espectro de 6 GHz. Este teste será feito em diversas cidades dos Estados Unidos, numa cobertura de 17 estados, avança o Business Insider. O teste pretende registar quais as frequências que conseguem oferecer ligações à internet de qualidade na faixa de 6 GHz, segundo o documento.

Os testes indicam que a Google poderá estar a preparar futuros serviços de internet, suportado por este espectro, no seu catálogo Fiber WebPass, revelado em fevereiro. A gigante tecnológica pediu mesmo à FCC para que o documento submetido, e sujeito a escrutínio público, fosse rasurado nas informações vitais, para evitar exposição à concorrência.

Os estados visados são Arizona, Califórnia, Colorado, Florida, Geórgia, Illinois, Iowa, Kansas, Nebrasca, Nevada, Nova Iorque, Carolina do Norte, Oklahoma, Oregon, Texas, Utah e Virgínia. Na Califórnia estão previstas sete cidades, incluindo São Francisco e Los Angeles. A Google refere que os testes serão realizados em cerca de 24 meses, sem qualquer interferência negativa a outros utilizadores autorizados a usar esse espectro.

É que a FCC libertou recentemente o espectro de 6 GHz não licenciado, para utilização em 5G, ligações entre veículos, IoT, e outras utilizações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.