Pouco tempo depois de ter introduzido as Comunidades na plataforma social Google+, a gigante dos motores de busca anunciou 18 atualizações que o serviço vai receber tanto na versão para Android como na versão Web.

A aplicação para smartphones e tablets é a que traz mais novidades para os utilizadores da rede social. Na versão 3.3 da aplicação, vai ser possível editar o perfil através da app, subscrever notificações no telemóvel dos círculos que mais interessam e interagir com as comunidades através dispositivo móvel. As notificações vão ficar mais "subtis", segundo revela a empresa numa publicação de blogue, mas a atualização da aplicação só deve ficar disponível até ao final de sexta-feira.

A empresa norte-americana vai introduzir emoticons, gifs e um atalho que pode ser usado no ecrã de desbloqueio do Android, além de ter criado integração entre o Google+ e o serviço Google Now relativamente aos aniversários dos contactos que existem dentro da plataforma.

Existem novidades também a nível das fotografias, consideradas como uma "parte fulcral" da plataforma. A gigante dos motores de busca vai disponibilizar 5GB de armazenamento em cloud para os utilizadores Android que tiverem a opção Instant Upload ativada - estas fotografias ficam guardadas num álbum privado, ficando disponíveis para serem partilhadas mais tarde e a qualquer momento.

As fotografias captadas através do Photo Sphere, que só está disponível para dispositivos com Android 4.2, vão poder ser partilhadas no G+ e visualizadas por qualquer utilizador que tenha a versão 2.2 ou superior do sistema operativo do robô verde.

A categoria de Eventos também é brindada com novas funcionalidades, sendo possível especificar os remetentes e verificar quem "abriu" o convite. As festas e reuniões criadas por um utilizador podem ser partilhadas fora do Google+ através de um link direto e que possibilita aos restantes convidados dizerem qual o número de amigos que vão acrescentar ao evento. Para facilitar o "relações públicas" que existe dentro de cada um, a Google também vai permitir duplicar eventos.

Os Hangouts estão na lista das últimas revisões do ano e empresa norte-americana decidiu baixar a largura de banda de Internet mínima para poder participar numa videoconferência, situando-se agora nos 150 Kbps.

A ideia da empresa de Mountain View era libertar uma nova atualização em cada um dos últimos 18 dias do ano, mas os responsáveis preferiram incluir todas as novidades no mesmo pacote, que recebeu o nome de Season For Shipping.

Nenhuma das novas funcionalidades anunciadas vai catapultar o Google+ como rede social ou atrair milhões de utilizadores num curto espaço de tempo. Ainda assim, aos poucos a empresa tem dinamizado a plataforma e tem corrigido pequenas falhas que tornam a experiência de utilização mais agradável para os 150 milhões de utilizadores ativos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi feita uma correção na referência à largura de banda mínima para os Hangouts.