A Google decidiu reforçar as políticas de protecção de direitos de autor nos seus sites, tentando, desta forma, dar uma melhor resposta ao cada vez maior número de pedidos e queixas para a remoção de conteúdos.

Nesse sentido, está prevista a implementação, ao longo dos próximos meses de várias medidas. Uma delas é o desenvolvimento de ferramentas para melhorar e tornar mais fácil aos titulares dos direitos apresentarem pedidos DMCA para remoção de conteúdos nos serviços da Google, "a começar pelo Blogger e motor de pesquisa", refere a empresa num comunicado. O objectivo desta medida é reduzir o "tempo médio de resposta para 24 horas".

Da mesma forma, serão melhoradas as ferramentas de "contra-notificação" para quem considere que o seu conteúdo for removido indevidamente e para permitir a consulta pública dos pedidos de remoção.

A Google propõe-se igualmente a evitar que surjam "termos associados à pirataria" na funcionalidade "autocompletar" (Instant Search).

Outra das medidas é tornar a visualização de páginas com conteúdos autorizados mais acessível nos resultados de pesquisa, fazendo com que estas apareçam nas primeiras posições.

Por último, a gigante da Internet pretende melhorar o sistema anti-pirataria do AdSense. "Com base nos procedimentos de pedidos DMCA para remoção de conteúdos, a Google irá trabalhar com os titulares dos direitos de autor para identificar e, sempre que apropriado, expulsar os infractores do programa AdSense", refere no comunicado.

O anúncio das novas medidas de protecção de direitos de autor coincidiu com o rumor de que a Google estará prestes a lançar uma livraria virtual.

Segundo o Wall Street Journal, o serviço terá um modelo diferente do adoptado pelos principais rivais, permitindo comprar livros na loja da Google ou através de vendedores associados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.