A Google decidiu reforçar as políticas de protecção de direitos de autor nos seus sites, tentando, desta forma, dar uma melhor resposta ao cada vez maior número de pedidos e queixas para a remoção de conteúdos.

Nesse sentido, está prevista a implementação, ao longo dos próximos meses de várias medidas. Uma delas é o desenvolvimento de ferramentas para melhorar e tornar mais fácil aos titulares dos direitos apresentarem pedidos DMCA para remoção de conteúdos nos serviços da Google, "a começar pelo Blogger e motor de pesquisa", refere a empresa num comunicado. O objectivo desta medida é reduzir o "tempo médio de resposta para 24 horas".

Da mesma forma, serão melhoradas as ferramentas de "contra-notificação" para quem considere que o seu conteúdo for removido indevidamente e para permitir a consulta pública dos pedidos de remoção.

A Google propõe-se igualmente a evitar que surjam "termos associados à pirataria" na funcionalidade "autocompletar" (Instant Search).

Outra das medidas é tornar a visualização de páginas com conteúdos autorizados mais acessível nos resultados de pesquisa, fazendo com que estas apareçam nas primeiras posições.

Por último, a gigante da Internet pretende melhorar o sistema anti-pirataria do AdSense. "Com base nos procedimentos de pedidos DMCA para remoção de conteúdos, a Google irá trabalhar com os titulares dos direitos de autor para identificar e, sempre que apropriado, expulsar os infractores do programa AdSense", refere no comunicado.

O anúncio das novas medidas de protecção de direitos de autor coincidiu com o rumor de que a Google estará prestes a lançar uma livraria virtual.

Segundo o Wall Street Journal, o serviço terá um modelo diferente do adoptado pelos principais rivais, permitindo comprar livros na loja da Google ou através de vendedores associados.