A Microsoft, os estúdios NBCUniversal, a RIAA (associação da indústria fonográfica), a BBI (British Recorded Music Industry), e a produtora de filmes pornográficos Elegant Angel estão no topo da lista das entidades que solicitaram maior número de remoção de endereços web da lista da Google.

A informação está patente no relatório de transparência da gigante de pesquisas, relativo ao segundo semestre de 2011, que mostra que todos os meses são retirados mais de 1,2 milhões de URLs, alegadamente por violação de direitos de autor e por pirataria de conteúdos de software, vídeo e música.

De acordo com a informação divulgada pela Google, entre Julho e Dezembro foram cumpridos 97% dos pedidos de eliminação dos endereços Web, e o número de URLs eliminados continua a crescer, como mostra o gráfico abaixo.

[caption]Nome imagem[/caption]

Uma consulta ao relatório permite verificar que a Microsoft pediu a remoção de mais de 2,5 milhões de endereços. A Google recebe semanalmente cerca de 250 mil pedidos de remoção, um número que está acima do total de pedidos registados no ano de 2009, explica Fred von Lohmann, responsável pela área de copyright na Google, num post no blog da empresa.

A Google tem vindo a divulgar o seu relatório de transparência nos últimos dois anos, mas até agora este incluia apenas os pedidos de remoção de conteúdos apresentados pelos Governos e não por organizações privadas, pelo que não existia um enfoque na cópia ilegal de conteúdos.

No blog Fred von Lohmann assume que a luta contra a cópia ilegal de conteúdos e violação de direitos de autor é muito importante para a Google e que a empresa não quer que os resultados da pesquisa apontem para material que viole a lei, mas que o objetivo é que o processo seja transparente para todas as partes.

Por isso a empresa tenciona atualizar a informação sobre os URLs removidos com mais frequência e partilhar dados com a Chilling Effects, uma organização sem fins lucrativos que reúne este tipo de informação.

Para os responsáveis dos sites removidos a Google tem também em curso o procedimento que permite "reclamar" quando a remoção do URL for considerada incorreta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador