A nova oferta vem reforçar a concorrência da gigante das pesquisas a empresas como a Amazon, que também disponibiliza uma oferta especifica para este segmento, o Glacier. Mas introduz algumas vantagens.



A proposta da Google vai estar disponível com um preço de um cêntimo por mês por gigabyte guardado e a empresa garante o acesso aos dados armazenados nuns pouco habituais três segundos. Com o lançamento foram ainda anunciadas parcerias com várias fabricantes de soluções de armazenamento, como a NetApp ou a Veritas, que vão usar a infraestrutura da empresa.




Tal como as restantes ofertas do género existentes no mercado, o Nearline é uma solução orientada para backups e armazenamento de dados que as organizações querem ou precisam de manter mas usam com pouca, ou nenhuma, frequência pelo que não precisam de os ter acessíveis.



As propostas concorrentes também oferecem preços mais baixos nos serviços de cold storage, mas em troca disso sujeitam o acesso à informação a períodos de tempo muito superiores àqueles que praticam nas plataformas de storage normal.



Numa nota, a Google explica que consegue reduzir esse período pelo facto de usar o mesmo sistema para armazenar todos os dados que guarda nas diferentes ofertas que tem no mercado, o que inclui as mesmas funcionalidades de segurança e as mesmas APIs. O serviço foi para já lançado numa versão beta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico