
A Google reservou algumas novidades da conferência I/O 2013 para a plataforma social Google+. A tecnológica de Mountain View vai redesenhar uma vez mais o interface principal do serviço, sobretudo no fluxo de publicações.
O stream deixa de ser feito numa única coluna larga para passar a ser feita em três colunas - ao estilo do Pinterest - o que dá mais dinâmica à plataforma e aos conteúdos publicados, referiu Vic Gundotra durante a apresentação. Cada post agora também roda sobre si própria, como um cartão, para mostrar mais conteúdos relacionados ou outras informações relevantes da partilha.
[caption][/caption]
Cada publicação vai ser automaticamente etiquetada pela Google. A tecnológica usa os servidores e os algoritmos para conseguir distinguir que elementos compõe uma imagem e caso se engane na tag, o utilizador pode removê-la. A vantagem desta segmentação é que o internauta pode aceder a mais conteúdos relacionados "rodando" a publicação em causa.
A Google também temm procurado unificar o aspeto do Google+ nas várias plataformas, para que a experiência de utilização seja idêntica em várias plataformas - desktop, mobile e diferentes sistemas operativos.
A ferramenta Google Hangouts, até agora integrada no G+, passa a ser uma aplicação de conversação que pode ser instalada à parte nos vários dispositivos. Conversação em texto, partilha de imagens ou videoconferência em grupo, são algumas das funcionalidades do software que não vai ter custos para os utilizadores. A Hangouts tem ainda a particularidade de poder guardar, caso assim o utilizador queira, todo o histórico de conversações como se uma história se tratasse.
[caption][/caption]
A gigante norte-americana também vai trabalhar de forma diferente o upload de fotografias que é feito pelos utilizadores na plataforma. Aprimorar e editar as imagens rouba bastante tempo aos internautas e a Google quer "devolver" esse tempo aos utilizadores.
Os serviços de cloud da Google e os algoritmos desenvolvidos pela empresa vão ser capazes de escolher as fotografias mais relevantes a nível de visualização para terceiros, enquanto também fará uma edição automática das imagens.
[caption][/caption]
Balanceamento de brancos, distribuição de tons, remoção de olhos vermelhos e correção de má exposição à luminosidade são algumas das tarefas que os servidores da Google vão conseguir executar sozinhos nas fotografias carregadas.
Os programas desenvolvidos pela Google conseguem ainda distinguir vários elementos como água ou pele para que sejam aplicadas as alterações mais indicadas a cada elemento que compõe a fotografia.
Vic Gundotra revelou que no total vão ser introduzidas 41 novidades no Google+ durante os próximos dias, mas as grandes diferenças que os utilizadores podem encontrar são as que estão referidas acima.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários