Vai decorrer hoje em Lisboa o acto público de abertura de propostas entregues ao Governo na sequência do concurso público internacional lançado em Fevereiro deste ano para o fornecimento de acessos à Internet em banda larga nas mais de 9 mil escolas do ensino básico e secundário. As propostas entregues são da Portugal Telecom, Colt, Oni e Jazztel e espera-se que, depois da decisão sobre a adjudicação, a instalação das linhas seja iniciada ainda durante o primeiro semestre de 2004.

O concurso público dividiu o país em sete grandes regiões (as cinco regiões plano, Lisboa e Porto), por forma a criar condições efectivas de concorrência. De acordo com Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC, esta é a única forma de assegurar o crescimento sustentado do mercado e criar condições efectivas de concorrência. “Foram fixados objectivos de cobertura ambiciosos para cada uma das sete regiões definidas, o que para contribuirá para a massificação da banda larga a nível local”, explica ainda o gestor da UMIC, que lidera este processo.

A adjudicação do contrato para a ligação das mais de 9 mil escolas do ensino básico e secundário à Internet em Banda Larga é um exemplo de agregação de procura, já que para além do fornecimento dos serviços de dados, foi também posto a concurso o serviço de voz das escolas do ensino secundário.

A ligação à Internet nas escolas é actualmente assegurada por ligações RDIS e o Governo tinha definido na Iniciativa Nacional para a Banda Larga a meta para a actualização desta conectividade para Banda Larga. Com esta iniciativa, o Governo pretende assegurar a todos os alunos e professores do ensino básico, independentemente da sua localização geográfica, o acesso à Internet em Banda Larga, bem como a um vasto conjunto de recursos educacionais e formativos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino.

Notícias Relacionadas:
2004-03-28 – Entrevista: “À nossa escala, contribuiremos para o objectivo da Estratégia de Lisboa”
2004-02-05 - Semana da Internet - Ministério da Educação alinha prioridades na área das TICs