O Governo britânico planeia reduzir o preço dos certificados digitais como forma de fomentar o uso daquele mecanismo e garantir uma maior utilização dos serviços públicos online. De acordo com o The Register, que avança a notícia, os certificados que actualmente têm um preço médio de 37 euros poderão vir a custar pouco mais de sete euros.




Além de fomentar a utilização dos serviços online a medida pretende imprimir maior segurança no acesso e utilização dos serviços e é anunciada depois do governo ter percebido que um dos principais obstáculos a uma maior utilização do eGov é precisamente o baixo número de pessoas com certificação digital.




Para já o projecto está numa fase muito inicial de estudo das várias possibilidades. "Estamos definitivamente à procura de um meio para fornecer uma certificação digital com um código PIN. Mas a nossa verdadeira questão é encontrar uma infra-estrutura de chaves públicas adequada", confirmou ao site Chris Haynes do gabinete de Tony Blair.




A mesma fonte explicou que o sistema de certificação é essencial para o desenvolvimento eficaz dos serviços de eGov e garantiu que o governo está apostado em criar uma infra-estrutura segura que possa ser acedida de forma igualmente segura, já que prevê que a Internet se torne "um dos principais canais de ligação e comunicação" entre Estado e cidadãos.



Notícias Relacionadas:

2005-05-03 - Esforços do Governo para digitalização estão abaixo das expectativas do cidadão


2003-01-23 - Acesso à Internet em banda larga explode no Reino Unido

2002-11-21 - Governo britânico com dificuldades em colocar país online