No âmbito da Iniciativa Nacional para a Banda Larga, o Governo vai avançar com dois novos programas de financiamento, possíveis graças a um acordo estabelecido entre a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) que se destinam ao apetrechamento informático da rede de ensino pré-escolar e também à criação de espaços públicos de acesso à Internet a nível municipal.



O investimento total nos dois projectos será de 8,68 milhões de euros, 65 por cento financiado pelo Orçamento de Estado e Fundos Estruturais, e os restantes 35 por cento, pelas próprias autarquias.



Uma das linhas de financiamento destina-se à criação de espaços públicos de acesso à Internet em banda larga em Bibliotecas, Ludotecas, Museus e Arquivos Municipais de todo o país.



A outra linha de crédito tornará possível o apetrechamento com computadores e software educativo de 4.200 estabelecimentos da rede pública pré-escolar. Além do computador e do software, a cada uma destas instituições será atribuída da uma impressora, estando também incluída a assistência técnica e a formação de pessoal habilitado, explica a UMIC a partir de um comunicado enviado à imprensa.



Dotando pela primeira vez a rede pública pré-escolar de equipamento desta natureza, o Governo diz apostar "decisivamente na educação e na aprendizagem das tecnologias de informação e comunicação", considerando "que a utilização das ferramentas informáticas deve ser feita nos estágios iniciais da formação, contribuindo para uma aprendizagem moderna", refere o comunicado.



Notícias Relacionadas:

2004-03-30 - Governo abre propostas de operadores para Internet em Banda Larga nas Escolas

2004-03-28 – Entrevista: “À nossa escala, contribuiremos para o objectivo da Estratégia de Lisboa”