O governo francês apresentou - com o apoio de várias empresas privadas - uma campanha mediática - de nome "Internet Declarada de Utilidade Totalmente Pública" - que visa a promoção da utilização massiva da Internet por parte de todos os gauleses, noticiou a Agência France Press.

Como parte desta iniciativa - que se inicia no final de Novembro e que dura até ao fim do ano - o Governo irá distribuir cerca de 5 milhões de panfletos por toda a França com o titulo "O Computador e a Internet em Casa, Chegou o Momento de os Colocar", divulgando também o seu conteúdo pelos mass media. Esta medida insere-se no programa "République numérique" (RESO 2007), apresentado em Novembro de 2002 pelo Primeiro Ministro Francês como forma de procurar reduzir a chamada "divisão digital" na utilização da Internet, ou seja, as assimetrias nacionais no acesso à web.

Na campanha "Internet Declarada de Utilidade Totalmente Pública" participam ainda, além do governo francês - cerca de trinta empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras de renome como IBM, Apple ou Intel. Destas, destaca-se a Intel - a maior fabricante mundial de microprocessadores -, a qual tem sido um agente activo neste âmbito, ao garantir no passado a instalação de uma rede de hot spots Wi-Fi em universidades e espaços públicos em França.

Em declarações citadas pela mesma fonte, o Primeiro Ministro de França, Jean-Pierre Raffarin, adiantou sobre esta iniciativa que "é necessário fazer uma verdadeira mobilização nacional para ultrapassar o nosso atraso em equipamentos como micro-computadores e fazer da Internet um meio de conhecimento e de trocas de que muitos franceses podem necessitar de forma a viverem plenamente no século XXI".

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