Algumas empresas de tecnologias de informação – como a Akamai, a AOL, a Apple, a AT&T, a Cisco Systems e Microsoft entre outras – acabam de encetar numa parceira com o governo federal norte americano com o objectivo de ensinar os utilizadores domésticos ou de pequenas empresas a protegerem-se dos perigos da Internet. O resultado foi o lançamento do site Stay Safe Online patrocinado pela agência governamental de segurança online National Cyber Security Alliance e onde também participam o FBI, a Federal Trade Commission e o Defense Department.



O site demonstra aos utilizadores como escolher boas passwords, entender o significado de alguns conceitos e como fazer o download de actualizações de programas de segurança. De acordo com informações publicadas pela agência de notícias Associated Press os patrocinadores deste projecto consideram que o utilizador comum pode não entender o perigo que constitui a utilização remota dos seus computadores sem o seu conhecimento, pelo que este género de acções é de grande importância.



Para além dos cuidados a ter com as mensagens de correio electrónico de proveniência incerta e a utilização de programa anti-vírus, o site Stay Safe Online aconselha-o ainda a utilizar firewalls para proteger o computador de estranhos, a desligá-lo da Internet quando não estiver a aceder, e a conhecer os perigos da partilha de ficheiros.



A National Cyber Security Alliance alerta assim para os danos que vírus como o I Love You ou os Cavalos de Tróia podem fazer aos equipamentos e aconselha os utilizadores a rever as definições de segurança dos seus computadores. No site vai encontrar para além de dicas sobre como se proteger, materiais educativos, testes de segurança e apresentações feitas por especialistas da área, o primeiro dos quais é Stephen Trilling perito em anti-vírus na Symantec.



Notícias Relacionadas:

2002-01-13 - "A principal ameaça à segurança dos computadores são os próprios utilizadores"

2001-11-12 - Redes federais norte-americanas falham em testes de segurança informática

2001-06-20 - Funcionários das empresas são principal ameaça à segurança

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.