Na mais recente sondagem colocada aos leitores do SAPO TEK, questionamos sobre as preocupações em relação à aceleração da inteligência artificial e o impacto da tecnologia, assim como as principais tendências do ano. Na conclusão das respostas, existe um medo generalizado para todas as questões relativas à inteligência artificial, com 1.470 leitores (37%) a apontarem todos os casos da sondagem.
Em termos individuais, os receios dividem-se nas diferentes áreas, ainda que 15% dos leitores não tenha preocupações em assuntos relacionados com a inteligência artificial. Com a mesma percentagem, 15% dos leitores apontam o medo que a IA se torne mais inteligente que os humanos e venha a ser um risco para a humanidade, com 619 votos. Por outro lado, 15% (613 votos) indicam o receito de ser enganado ou manipulado pelos agentes de IA mal-intencionados.
Para 10% dos leitores, correspondendo a 399 votos, perder o controlo ou acesso aos seus dados pessoais e questões de privacidade são os motivos de receio. E por fim, para 8% (312 leitores), a sua preocupação é que os sistemas de IA substituam o seu trabalho e faça perder o emprego.
A sondagem teve a participação de 4.015 leitores. Não se esqueça que pode continuar a ler mais artigos sobre a inteligência artificial, incluindo o novo dossier onde é abordado o lado “menos bonito” da inteligência artificial. O primeiro artigo foca-se nas deepfakes com imagens sexuais que se alastram em Portugal.
A nova sondagem já se encontra disponível, no final desta notícia, relacionada com o novo produto da Apple, o headset Vision Pro, que pode participar.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários