O diretor do FBI disse esta semana numa conferência que um grupo de hackers ligado ao governo chinês entrou em infra-estruturas críticas dos Estados Unidos e está à espera "do momento certo para lançar um ataque devastador".
Christopher Wray explicou numa apresentação na universidade de Vanderbilt que a campanha liderada por um grupo conhecido como Volt Typhoon permitiu aos atacantes entrarem nos sistemas de várias empresas americanas de telecomunicações, energia, água e outros sectores críticos, onde se incluem 23 operadores de oleodutos.
O responsável sublinhou, em declarações citadas pela Reuters, que a China tem vindo a desenvolver a capacidade de “causar estragos físicos nas nossas infraestruturas críticas num momento à sua escolha”, com o intuito de lançar ataques que venham a induzir pânico na população.
Segundo o especialista, é para já difícil antecipar as motivações da China para este pré-posicionamento, mas o FBI acredita que está relacionado com os esforços do país para dissuadir os Estados Unidos de defender as intenções de autonomia de Taiwan em relação
à China.
Esta semana, o ministro dos negócios estrangeiros chinês garantiu que o Volt Typhoon não tem ligações ao governo chinês e um comunicado da embaixada da China em Washington também já comentou as acusações que têm vindo a ser feitas nesse sentido.
"Algumas pessoas nos EUA têm utilizado o rastreio da origem dos ciberataques como uma ferramenta para atingir e incriminar a China, afirmando que os EUA são a vítima quando é o contrário e politizando as questões de cibersegurança", diz a declaração.
Recorde-se que já em março os serviços de inteligência do grupo de países conhecido como Five Eyes (Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos), lançaram um alerta para as atividades do Volt Typhoon em infraestruturas críticas de países ocidentais, sobretudo nos Estados Unidos, ligando estas atividades ao governo chinês.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários