O ataque à empresa de energia elétrica é o mais recente de uma série de atos de sabotagem informática alegadamente perpetrados por grupos pró-russos no Canadá.

A Hydro-Québec, a quarta maior produtora hidroelétrica do mundo, indicou na sua conta da rede social Twitter que a sua página na internet sofrera um ataque de negação de serviço (DOS, no jargão informático) que bloqueou o acesso dos utilizadores durante várias horas.

“Os nossos sistemas de proteção rapidamente detetaram o ataque. Os sistemas essenciais da Hydro-Québec não foram afetados. Não ocorreu qualquer infiltração ou extração de informação. Os dados pessoais [dos clientes da empresa] não foram comprometidos”, assegurou a companhia elétrica canadiana.

Hacktivistas, botnets poderosas e pedidos de resgate: as tendências de ataques DDoS no primeiro trimestre do ano
Hacktivistas, botnets poderosas e pedidos de resgate: as tendências de ataques DDoS no primeiro trimestre do ano
Ver artigo

Horas após o início do ataque, o grupo pró-russo chamado “NoName057 (16)” reivindicou a respetiva autoria. “O site da Hydro-Québec, a empresa responsável por produzir e fornecer eletricidade no Quebeque, foi bloqueado”, disse o grupo, numa mensagem publicada online.

No início desta semana, as páginas da internet do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e de vários portos e bancos foram igualmente alvo de ciberataques.

Além disso, documentos secretos norte-americanos divulgados na internet em consequência de uma fuga de informação garantem que “piratas informáticos” russos reivindicaram o ciberataque à infraestrutura de gás natural do Canadá. Na terça-feira, Trudeau indicou que o ciberataque a essa infraestrutura energética não causou quaisquer danos.