O Hi5 "reduziu significativamente" o número de colaboradores. A medida faz parte de um processo de reorganização que culminará com o lançamento de uma plataforma de jogos sociais de "nova geração", confirmou a empresa.

A informação é avançada pelo TechCrunch, que na sequência dos rumores indicando o "despedimento de um grande número de funcionários", solicitou um esclarecimento à companhia.

A resposta foi assinada pelo presidente e diretor para a área tecnológica do Hi5, Alex St. John, que explicou tratar-se de uma decisão associada à nova estratégia de mercado de "lançar uma plataforma de jogos sociais de nova geração no início do próximo ano".

O responsável prossegue descrevendo que a infraestrutura do site foi migrada para o sistema operativo Windows OS - o que lhes permitiu consolidar servidores, reduzir custos com centros de dados e melhorar desempenhos - e que o novo site está a ser desenvolvido com recurso a outra arquitetura e à framework .NET, tendo a companhia abandonado as tecnologias Open Source e o Java.

Segundo Alex St. John as alterações de base tecnológica "permitiram à empresa reduzir significativamente o número de colaboradores necessários ao suporte do site antigo", estando a empresa a passar por um processo de reorganização para se concentrar inteiramente no desenvolvimento e implementação da nova plataforma de jogos sociais.

De acordo com os dados avançados, foram dispensadas 28 pessoas que desempenhavam tarefas de suporte ao site, 19 das quais trabalhavam em full-time e 9 em regime de colaboração externa.

A decisão acompanha uma tendência para o decréscimo do número de utilizadores com que o Hi5 se vem deparando, seguindo-se a dois outros grandes despedimentos, um em 2008 e outro em 2009.

Em Portugal, o Hi5 foi a rede social mais utilizada até Dezembro de 2009, altura em que, segundo os números da Marktest, foi ultrapassada pelo Facebook.

Nos últimos tempos o serviço tem dado cada vez mais importância à componente de jogos sociais, passando inclusivamente a contar com avatares que representam os utilizadores na rede social. Mas parece que no início do próximo ano as mudanças serão mais profundas.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.