O Hi5 "reduziu significativamente" o número de colaboradores. A medida faz parte de um processo de reorganização que culminará com o lançamento de uma plataforma de jogos sociais de "nova geração", confirmou a empresa.

A informação é avançada pelo TechCrunch, que na sequência dos rumores indicando o "despedimento de um grande número de funcionários", solicitou um esclarecimento à companhia.

A resposta foi assinada pelo presidente e diretor para a área tecnológica do Hi5, Alex St. John, que explicou tratar-se de uma decisão associada à nova estratégia de mercado de "lançar uma plataforma de jogos sociais de nova geração no início do próximo ano".

O responsável prossegue descrevendo que a infraestrutura do site foi migrada para o sistema operativo Windows OS - o que lhes permitiu consolidar servidores, reduzir custos com centros de dados e melhorar desempenhos - e que o novo site está a ser desenvolvido com recurso a outra arquitetura e à framework .NET, tendo a companhia abandonado as tecnologias Open Source e o Java.

Segundo Alex St. John as alterações de base tecnológica "permitiram à empresa reduzir significativamente o número de colaboradores necessários ao suporte do site antigo", estando a empresa a passar por um processo de reorganização para se concentrar inteiramente no desenvolvimento e implementação da nova plataforma de jogos sociais.

De acordo com os dados avançados, foram dispensadas 28 pessoas que desempenhavam tarefas de suporte ao site, 19 das quais trabalhavam em full-time e 9 em regime de colaboração externa.

A decisão acompanha uma tendência para o decréscimo do número de utilizadores com que o Hi5 se vem deparando, seguindo-se a dois outros grandes despedimentos, um em 2008 e outro em 2009.

Em Portugal, o Hi5 foi a rede social mais utilizada até Dezembro de 2009, altura em que, segundo os números da Marktest, foi ultrapassada pelo Facebook.

Nos últimos tempos o serviço tem dado cada vez mais importância à componente de jogos sociais, passando inclusivamente a contar com avatares que representam os utilizadores na rede social. Mas parece que no início do próximo ano as mudanças serão mais profundas.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico