Uma série de ataques informáticos pode ter comprometido a segurança dos dados bancários de milhares de clientes de uma extensa rede de hotéis de luxo gerida pela empresa norte-americana HEI Hotels & Resorts.

De acordo com a Reuters, os ataques foram perpetrados em 20 hotéis nos Estados Unidos da América com recurso a malware desenhado especificamente para recolher informações relacionadas com os cartões de crédito e débito registados nos sistemas da HEI. Do conjunto de dados furtados incluem-se os nomes dos titulares, números de conta, datas de validade dos cartões e códigos de verificação. Os códigos PIN, por sua vez, não foram roubados dado que os sistemas da HEI não os registam.

Pelo que foi possível apurar, os hotéis afetados são todos da marca Marriot, Hyatt, Intercontinental e Starwood.

Em declarações, um porta-voz da empresa gestora afirmou que a presença do malware foi descoberto em meados do passado mês de junho nos sistemas de pagamento utilizados em serviços de restauração, lojas e spas entre 1 de março de 2015 e 21 de junho deste ano.

Como resposta, a empresa assegura já ter instalado um novo sistema de pagamento independente do resto das ligações de rede existentes no hotel.