A partir de agora, se pensa trocar de veículo e optou por um modelo da marca Hyundai já pode fazer a compra na sua nova plataforma online. E não se trata apenas de um catálogo de veículos para consultar as características ou fazer uma reserva, na Hyundai Click to Buy pode tratar dos processos associados sem a deslocação ao concessionário, incluindo eventuais pedidos de crédito ou fazer a avaliação e processo de retoma do automóvel antigo.
Ricardo Lopes, COO da empresa diz que o projeto tem como missão a venda de veículos totalmente online. A marca chegou ao top 5 de ligeiros de passageiros em maio de 2022, com mais de 3.200 unidades vendidas, representando uma quota de mercado de 5,4%. O seu website é das marcas com maior alcance nas redes sociais, com mais de 15 milhões de visitas no seu site desde 2015, está no Top 3 das marcas de carros mencionadas nas redes sociais. Isso levou a marca a investir na plataforma online, como a ecomobilidade e o lançamento da plataforma Blue Academy, que explica ao público as vantagens das novas tecnologias, com simuladores de custos de carregamento, etc.
Veja na galeria imagens da plataforma Hyundai Click to Buy:
No ano passado lançaram uma plataforma online para que o cliente escolha qual a mobilidade que mais lhe convém, o xtra Flex, seja por um dia, uma semana ou um mês. A reserva e pagamento é totalmente online, bastando aos clientes levantarem os veículos no local designado. A plataforma video channel permite o contacto com os clientes através de vídeo, incluindo o envio de vídeo das necessidades de uma reparação do automóvel durante uma revisão, por exemplo, assim como o envio de propostas e orçamentos. E também mostrar veículos à distância, para possível compra, no caso de interesse.
A Hyundai diz que 20% das suas compras feitas têm origem no digital, seja através de catálogos online ou websites de referência da marca. E por isso, a marca apresenta a plataforma Click to Buy, que garante totalmente a venda do veículo de forma online. Se já era possível fazer uma reserva, agora pode concluir todo o processo na sua nova plataforma. “À distância de um click os clientes da Hyundai podem comprar um veículo”, disse Ricardo Lopes.
De ter em consideração que qualquer marca de veículos para retoma é um fator de troca do carro e aqui a avaliação é feita em tempo real, primeiro numa estimativa, e depois, igualmente online, a confirmação do valor do usado. O cliente pode fazer as simulações que achar necessárias, incluindo prazos de pagamento, valores das prestações e assim pré-aprovar o respetivo financiamento mediante o que desejar.
A marca garante que todo o processo é seguro. Este começa com a pesquisa do veículo que deseja comprar e depois todas as interações necessárias para o negócio. Em dois minutos o cliente fica a saber o valor da sua viatura usada. Pode consultar as diferentes opções de financiamento e ajustar-se aos seus orçamentos. Por fim, pode associar o processo ao concessionário da marca mais perto de si.
A loja assenta em alguns pilares, que inclui um showroom virtual, com uma pesquisa flexível dos automóveis que deseja. Pode comparar cores, escolher motorizações e aceder a todas as características técnicas do mesmo. Pode ver o veículo numa visão de 360º e pode guardar as preferências para consulta posterior. “Todos os carros disponíveis na loja online e que são publicitados têm entrega disponível imediata, no prazo máximo de 15 dias”. O cliente pode optar por dar o seu carro como uma entrada na reserva do novo ou abater no valor final do negócio.
Depois de encontrar a simulação mais conveniente, pode seguir para uma pré-aprovação online antes de seguir para a compra do automóvel. Os trâmites legais do processo administrativo de compra são complexos, mas são feitos totalmente online, garante a marca. Pode, entretanto, contactar a marca para uma visita ao espaço, seja para fazer um test drive ou conhecer o vendedor, de forma presencial, caso seja a vontade do cliente. “Muitos dos clientes não fazem a compra de um veículo sem o testar primeiro”, acrescenta Ricardo Lopes.
A Hyundai espera, desta forma, através da sua nova plataforma, que o processo seja simplificado e intuitivo na compra do automóvel. A loja online já está disponível no website da marca. Ao SAPO TEK, Ricardo Lopes diz que durante o processo, é possível fazer as marcações para um test drive nas suas diversas etapas, procedendo-se da respetiva marcação.
Será que a plataforma Click to Buy coloca em causa o comércio tradicional e presencial de automóveis? Ricardo Lopes diz que ninguém sabe responder a essa pergunta, mas acredita que não, trata-se de um canal alternativo e de um investimento de alto valor. E por isso, o contacto com alguém, a necessidade de um reforço de explicações, seja sempre necessário e pedido pelo cliente. A plataforma vai antecipar as decisões, de ter ideia sobre as possibilidades de crédito, do automóvel novo que deseja, etc. E claro, como referido, 80% dos clientes desejam sempre fazer um test drive e isso o mundo virtual ainda não permite.
Outra vantagem da loja online é a tranquilidade com que podem escolher o veículo, sem a pressão que um vendedor possa estar a fazer num stand. Os clientes quando se dirigem a um concessionário já têm uma ideia bastante definida do modelo que desejam.
Perspetivas de vendas nesta plataforma ainda não existem. Houve um grande investimento no projeto, a responder às solicitações do mercado e acredita que no futuro as vendas vão passar por aqui, integrados nos seus respetivos processos. Os clientes vão estar mais esclarecidos e com decisões mais concretas no contacto presencial, disse Ricardo Lopes.
Segundo explicou ao SAPO TEK, a promessa da empresa, numa situação extrema, é ter os automóveis entregues num prazo de 15 dias, e se o cliente quiser, no limite, entregá-lo "chave na mão" sem este se dirigir ao concessionário, em Portugal Continental. Esclareceu ainda que nas opções de pagamento, a empresa não oferece opção de renting, mas uma semelhante, o Open Drive. A marca diz que tem semelhanças de pagamento flexíveis, ou seja, o cliente financia o automóvel durante determinado período, e depois pode prolongar o pagamento, entregar o veículo ou pagar integralmente o veículo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários