Uma nova investigação do LinkedIn vem reforçar a importância das tecnologias nas profissões emergentes de 2020 nos Estados Unidos. Especialista em inteligência artificial (IA), engenheiro de robótica e data scientist são os três primeiros cargos da lista composta por 15 profissões, com o teletrabalho a ser uma tendência cada vez maior.

Os trabalhos relacionados com IA ocupam um lugar de destaque nesta lista e são cidades como Nova Iorque, Boston e Los Angeles quem mais acolhem profissionais nesta área. Serviços relacionados com a Internet, software de computadores ou educação são alguns dos que mais contratam.

Quanto à robótica, o documento refere-se a uma indústria "on fire", com empresas de serviços financeiros, automação na indústria e de software de computadores a serem das que mais recrutam. Neste caso, registou-se um aumento de contratações de 40% nos últimos quatro anos.

2020 Emerging Jobs Report | LinkdeIn

A encerrar o top 3, a contratação de data scientists está a aumentar em todas as indústrias. As razões desse crescimento estão relacionadas com a evolução de outras profissões já existentes, como os estatísticos, ou com a crescente importância dos dados nas investigações académicas. À semelhança do que acontece em IA, as empresas com serviços relacionados com a Internet, software de computadores ou educação são algumas das que mais contratam nesta área.

No relatório estão também incluídos alguns profissionais de programação, especialistas em cibersegurança e em computação Cloud. Mas há também lugar para profissões que não estão relacionadas com as novas tecnologias, como é o caso dos especialistas em comportamento na área da saúde mental.

O documento destaca ainda a crescente importância do teletrabalho, “rapidamente a tornar-se uma prioridade para muitas pessoas”. De acordo com os dados, mais de 40% dos millennials garante que a flexibilidade no trabalho é uma questão prioritária para avaliar as oportunidades de emprego.

No início do ano, um relatório da Hays divulgou as profissões mais procuradas e a média de salários pagos em 2020 em Portugal e a realidade é um pouco distinta da observada nos Estados Unidos. De acordo com o documento, os profissionais das tecnologias de informação deverão ser dos mais procurados este ano, sobretudo no Sul e Norte do país.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.