Segundo fontes da empresa confirmaram à agência Efe, o incidente foi resolvido no mesmo dia e os hackers só tiveram acesso ao nome, apelido e identidade dos clientes da empresa de energia.
O ataque, relatado pelo Eldiario.es, ocorreu em 15 de março e foi seguido por outros ataques "massivos" que a empresa conseguiu bloquear e impedir que fossem bem-sucedidos.
Os ataques ocorreram no mesmo dia em que outras instituições e empresas espanholas, como alguns serviços da Renfe (caminhos de ferro), além de europeias, sofreram o mesmo problema.
Já em Portugal, recorde-se que, esta semana, a Sonae MC, dona dos hipermercados Continente, foi alvo de um ataque informático que comprometeu as comunicações em alguns dos seus websites comerciais, assim como serviços em loja.
A empresa assegurou depois que os dados dos clientes não foram comprometidos, indicando também que “no que se refere ao Continente Pay, o Continente não tem qualquer acesso a dados bancários dos clientes. Essa informação é do domínio único e exclusivo da entidade financeira”. Ainda hoje a empresa deu a conhecer que os sistemas informáticos do Continente estavam a ser progressivamente repostos após o ataque informático.
Desde o início de 2022 que várias empresas e entidades portuguesas foram vítimas de ataques informáticos. O ataque à Impresa, dona da SIC e do Expresso, aconteceu logo nos primeiros dias do ano e provocou danos extensos nos arquivos de informação das empresas. Já em fevereiro, a Vodafone também foi alvo de um ataque informático, que teve um forte impacto no funcionamento dos serviços da empresa.
Apenas o ataque à Impresa foi reivindicado pelo Lapsus$ Group, porém, os hackers já fizeram declarações acerca do ataque à Vodafone. Em fevereiro, o grupo perguntou no seu canal do Telegram quais eram os dados devia divulgar primeiro: os da Impresa, da Vodafone ou da T-Mobile, também alvo de um ataque.
Já em março em investigadores de cibersegurança revelaram que podem ter encontrado o líder do grupo de piratas informáticos, que suspeitam ser um jovem britânico de 16 anos. Mais tarde, a polícia de Londres deteve um conjunto de adolescentes suspeitos de envolvimento com o grupo de hackers.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários