A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) deverá aprovar esta semana a introdução de novos caracteres gráficos nos chamados domínios de topo. Desta forma, vai ser possível registar endereços com terminações em grego, japonês, árabe, coreano ou cirílico.

Actualmente só é possível registar domínios de topo que contenham caracteres do alfabeto romano, o que não inclui acentos ou cês de cedilha, por exemplo.

As alterações serão votadas na próxima sexta-feira, no encontro anual do organimo que gere os "desígnios" da Internet, que decorrerá em Seul. Garantido o voto positivo, prevê-se que os primeiros sufixos Internet com caracteres não-romanos surjam em meados de 2010.

"Esta é a a maior mudança técnica à Internet desde que foi inventada há 40 anos atrás", garantem os responsáveis do ICANN, citados pela Associated Press, assegurando que a mudança é "fantasticamente complicada" a nível técnico.

Segundo dados do organismo, mais de metade dos 1,6 mil milhões de internautas têm uma língua materna baseada em caracteres não-romanos.