A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) deverá aprovar esta semana a introdução de novos caracteres gráficos nos chamados domínios de topo. Desta forma, vai ser possível registar endereços com terminações em grego, japonês, árabe, coreano ou cirílico.
Actualmente só é possível registar domínios de topo que contenham caracteres do alfabeto romano, o que não inclui acentos ou cês de cedilha, por exemplo.
As alterações serão votadas na próxima sexta-feira, no encontro anual do organimo que gere os "desígnios" da Internet, que decorrerá em Seul. Garantido o voto positivo, prevê-se que os primeiros sufixos Internet com caracteres não-romanos surjam em meados de 2010.
"Esta é a a maior mudança técnica à Internet desde que foi inventada há 40 anos atrás", garantem os responsáveis do ICANN, citados pela Associated Press, assegurando que a mudança é "fantasticamente complicada" a nível técnico.
Segundo dados do organismo, mais de metade dos 1,6 mil milhões de internautas têm uma língua materna baseada em caracteres não-romanos.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários