Com apenas 12 anos criou um canal de YouTube e agora, com 20, conta com cerca de 273.000 seguidores na plataforma, que têm acompanhado o seu crescimento e as naturais mudanças de uma jovem adulta. O SAPO TeK conversou com a youtuber portuguesa Sofia Barbosa que falou do seu canal, a que apelida de “cantinho”, e da forma como a tem ajudado a lidar com várias adversidades.

“SofiaBBeauty” foi o nome escolhido para o seu canal há oito anos, numa altura em que a moda e a maquilhagem eram dos seus maiores interesses. No entanto, há um ano atrás, a youtuber portuguesa decidiu mudar o nome apenas para “Sofia Barbosa”, apostando, desta forma, numa nova imagem para o canal, que vai muito além da moda e da maquilhagem. O anúncio foi feito num vídeo publicado na plataforma intitulado “Adeus SofiaBBeauty”.

“Chegou uma altura em que esse nome (SofiaBBeauty) já não se identificava comigo, embora eu tenha muito carinho pelo termo”, explica ao SAPO TeK. Sofia Barbosa garante que, apesar de continuar a abordar temas relacionados com beleza e maquilhagem, o seu canal vai muito para além disso. “No YouTube dou mais a minha opinião”, refere, enquanto que no Instagram, rede social onde conta com cerca de 328.000 seguidores, mostra mais looks ou maquilhagens e o seu dia-a-dia.

“Gosto muito de ver o meu canal como o meu cantinho”, explica Sofia Barbosa

Sofia Barbosa encara o seu canal de YouTube como uma forma de falar sobre tudo aquilo que gosta, mas sem esquecer as suas preocupações. “Existem possivelmente pessoas que veem os meus vídeos e que se podem relacionar”.

Um dos últimos vídeos que Sofia Barbosa publicou no seu canal faz, precisamente, referência a um ponto menos positivo na sua vida. Depois de ter sido confrontada com uma nova situação, uma paralisia vocal, a jovem portuguesa decidiu lançar um vídeo no YouTube onde explica o seu problema e acaba por desabafar. E, de um tema negativo, consegue realçar questões positivas.

“Foi muito bom receber comentários de pessoas que já tinham passado por situações semelhantes”, garante, fazendo referência a um “ato de coragem” por parte dos seus seguidores. Neste sentido, considera que “por muito que não tenha sido um vídeo muito positivo, porque não estava muito feliz, acho que trouxe uma coisa positiva”.

“Da mesma forma que eu li os comentários das pessoas e consegui aprender alguma coisa com elas, provavelmente elas também conseguiram aprender algo com o meu vídeo”

Partilhar ou não partilhar? Eis a questão…

Assumindo que existe sempre “uma linha muito ténue entre aquilo que faz sentido ou não partilhar”, Sofia Barbosa explica que a partir do momento que tem vontade para falar sobre algo o faz. No entanto, considera que é sempre essencial que algumas coisas fiquem salvaguardadas na vida privada.

“Acho que é muito importante termos uma parte que é só mesmo nossa”

Quanto às críticas, a youtuber portuguesa está ciente de que é preciso ter “a noção de que a partir do momento em que estamos expostos na Internet estamos expostos a coisas boas e a coisas más”. No seu caso, e apesar de garantir que não lida com muito “hate”, quando isso acontece prefere desligar. “É importante ser confiante, humilde o suficiente para aceitar críticas e estar rodeado de pessoas amigas”, acrescenta.

No que diz respeito ao futuro, Sofia Barbosa explica que está a aprender a ser mais tranquila e a não pensar demasiado, mas isto sem deixar de se manter ativa para alcançar os seus objetivos. “Claro que é bom pensar nas coisas e ter uma ideia daquilo que gostamos de fazer, mas acho que também é bom permitirmo-nos ficar na dúvida”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.