Com apenas cinco anos já fazia unboxings, mas para um conjunto de “fãs” bem mais reduzido. Vanessa Alfaro é criadora de conteúdo digital e conta com cerca de 232.000 seguidores no Instagram, tendo um objetivo muito claro com a sua presença nas redes sociais: “mostrar às pessoas a vida real”. Em entrevista ao SAPO TeK confessa ainda que, apesar de o digital ser o seu trabalho, mantém como tradição tirar um dia da semana para se desligar das redes sociais.

Avós e pais: são estes os maiores fãs de Vanessa Alfaro, que desde 2016, ano em que decidiu arriscar e dedicar-se inteiramente ao blog que criou, a apoiam nesta aventura. No entanto, mesmo antes de ingressar no mundo digital, a criadora de conteúdo já mostrava uma “veia” para esta profissão que acabou por escolher.

Natural de Bremerhaven, uma cidade no norte da Alemanha, Vanessa Alfaro passou muitos natais a receber prendas que nem toda a família portuguesa podia ver. Por isso, a solução encontrada foi gravar vídeos onde desembrulhava os presentes. Assim, mesmo longe, todos podiam acompanhar esse momento tão especial para as crianças durante a época natalícia.

No mundo da fotografia, o avô assume particular importância. “O meu avô fotografou-me desde o meu primeiro dia de vida… Tenho fotografias todas as semanas da minha vida”, conta.

Do estilo de vida saudável às limpezas de casa: a realidade de Vanessa Alfaro nas redes sociais

A criadora de conteúdo que vive em Aveiro desde 2003 tem bem claro o objetivo que quer cumprir com as redes sociais: “mostrar às pessoas a vida real.” Por isso, para além de rotinas como a prática de desporto ou a adoção de um estilo de vida saudável, Vanessa Alfaro deixa claro que tenta mostrar todas as rotinas, sejam elas mais aborrecidas ou não. “Muitas das vezes até mostro as limpezas da casa, dou dicas e as pessoas até acabam por me informar mais e dar também dicas a mim, o que é incrível”, conta ao SAPO TeK.

“O segredo é sermos nós próprios e partilharmos isso também com as pessoas”

Com 30 anos, Vanessa Alfaro acredita que cada vez mais se mostra a realidade nas redes sociais, “porque é cada vez mais isso que funciona e é isso que as pessoas apreciam e com que se identificam”. Referindo-se a uma “grande uma evolução” neste aspeto, a criadora de conteúdo encara esta mudança de forma positiva.

“Acho que cada vez mais vemos realmente vidas reais e isso é incrível porque antigamente não era nada assim”

Mas de que forma é que uma rapariga que estudou Línguas e Relações Empresariais vem parar ao mundo digital a full time? Quando entrou para a faculdade, Vanessa Alfaro engordou bastante, chegando a pesar 72,5 kgs, e, insatisfeita com o seu estilo de vida, decidiu ser acompanhada e perdeu 20 kg em quatro meses.

Foi nessa altura que as redes sociais tiveram um papel ainda mais importante, partilhando toda a sua experiência de perda de peso, desde os treinos à alimentação. “Como comecei a fazer essa partilha havia sempre uma curiosidade por parte das pessoas e tinham sempre questões”, conta, acabando por ser isso que a mais motivou, ao ver nessa relação uma “espécie de compromisso”.

“Se não fosse o digital e as redes sociais se calhar nem estaria aqui porque foi sem dúvida o maior apoio que tive na altura, da parte dos meus seguidores”

Hoje em dia, Vanessa Alfaro assume que a forma de olhar para as redes sociais não mudou, partilhando também muito do seu dia a dia. E relativamente aos conteúdos que publica, confessa também ser exigente. “Tento sempre colocar-me no lugar da outra pessoa que está do outro lado do ecrã para também partilhar conteúdo o mais orgânico possível”, explica.

Apesar de as redes sociais serem grande parte da sua plataforma de trabalho, Vanessa Alfaro assume que tem o hábito de tirar um dia por semana para se desligar das redes sociais. Durante as últimas fases atípicas de confinamento assume que não o tem feito tanto, mas, nos ditos períodos normais, essa é uma realidade, num estilo de vida que fica marcado pelo equilíbrio, tanto a nível profissional como pessoal. Por isso, engane-se quem pense que a também blogger não tem também refeições menos saudáveis.

“Tiro sempre um dia, geralmente é sempre ao fim de semana (agora em confinamento não tiro tanto), mas tiro sempre um dia para me desligar um bocado das redes sociais para aproveitar, ir à praia, fazer coisas que realmente gosto e que me fazem sentir bem”

Contando com a ajuda do seu marido Emanuel Zuzu a full time na criação de conteúdo há pouco mais de um ano, Vanessa Alfaro mostra-se confiante com o futuro e garante novidades para breve. Apesar de ainda não querer desvendar muito do que aí vem, a criadora de conteúdo explica que o casal, que trabalha em casa, vai passar a contar com um escritório multifuncional.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.