O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional anunciou hoje uma parceria entre o Instituto Geográfico Português e a Microsoft, para a implementação de conteúdos geográficos melhorados, pertencentes a Portugal Continental e Insular, na ferramenta de visualização geográfica online da Microsoft, o Live Earth. Na prática a parceria não tem ainda aplicação, ficando abertas as portas ao desenvolvimento de ferramentas que tirem partido destes conteúdos.

Portugal está entre os pioneiros neste tipo de acordo que visa colmatar as deficiências actuais nesta área de serviços online, no que concerne ao território português, criando um canal oficial de conteúdos geográficos homogéneos e precisos, entre o software da empresa de Redmond e os diversos organismos responsáveis pela cartografia e imagética geográfica de Portugal, sob a égide do Instituto Geográfico Português.

Os dados de imagética geográfica, mapas ortofotográficos e fotografia aérea perpendicular, permitirão cobrir a representação da totalidade do território português no Live Earth, com uma fiabilidade e qualidade até agora inexistentes.

A qualidade dos dados permitirá mesmo a integração dos mapas do Live Earth em futuras plataformas de colaboração entre entidades públicas e de concentração de serviços da administração pública, conforme demonstrado pelo protótipo da aplicação Virtual Coast, desenvolvida pela empresa portuguesa ydreams e que permite aos cidadãos iniciarem um processo administrativo, a partir da imagética geográfica relevante, com posterior encaminhamento pelas estruturas administrativas competentes.

Embora o acordo anunciado se relacione apenas com o Live Earth, espera-se para breve um anúncio semelhante, com a Google e o serviço Google Earth.

Notícias Relacionadas:

2007-07-19 - Acordo para a interoperabilidade entre GPS e Galileo assinado pela UE e EUA