A Google anunciou que vai proceder à recolha de novas imagens para o Street View em Portugal, de forma a atualizar a informação disponibilizada no Google Maps. A recolha será feita, pela primeira vez no país, com os novos carros do Street View, onde estão incorporadas câmaras com tecnologia HD. Estas câmaras capturam imagens de qualidade superior, apresentando um melhor contraste de tom e cor e maior sensibilidade à luz.

A Google vai recolher imagens de 360º em cidades e estradas portuguesas, tanto no continente como nos arquipélagos dos Açores e Madeira, com o objetivo não só de renovar imagens já existentes como também de fotografar locais não abrangidos em recolhas anteriores.

Carros da Google voltam às ruas e estradas de Portugal ao serviço do StreetView
Carros da Google voltam às ruas e estradas de Portugal ao serviço do StreetView
Ver artigo

A tecnologia HD permite captar imagens em condições de baixa luminosidade, sendo que foram também adicionadas duas câmaras debaixo do sistema de câmaras principal para capturar imagens com mais qualidade de nomes de ruas, empresas ou endereços. Com estas câmaras, é possível usar rede neural e machine learning para resultados mais precisos.

A Google garante estar a fazer um grande esforço para proteger a privacidade. Nesse sentido, antes da publicação de imagens afirma que vai desfocar as caras de pessoas e matrículas de carros que possam aparecer. Além disso, já depois da publicação, qualquer utilizador poderá solicitar a remoção de uma imagem, através da opção "comunicar um problema".

Poderá encontrar mais informação sobre o Street View e detalhes sobre os locais onde estão os carros da Google em cada momento no website.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.