A Cloudflare é uma empresa privada norte-americana que estava responsável pela segurança do website utilizado para recolher as respostas dos cidadãos aos Censos 2021. O Instituto Nacional de Estatística (INE) suspendeu o contrato com a empresa depois de terem sido levantadas algumas dúvidas quanto à segurança de privacidade da plataforma. O INE deixou a garantia de que a plataforma de recolha dos Censos 2021 é segura.

Em comunicado, citado pela TVI, o instituto refere que a decisão da rescisão com a Cloudflare deve-se ao contacto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) que levantou dúvidas relativamente ao enquadramento jurídico da subscrição de serviços de desempenho e segurança no âmbito da operação censitária. Assim, para que não subsistissem quaisquer dúvidas no âmbito da segurança da informação, foi suspensa a subscrição dos serviços da empresa privada.

O INE garante que a sua abordagem respeita os requisitos de segurança e diz ser a melhor opção para o recenseamento em tempo útil, no desempenho dos serviços e face às ameaças globais expectáveis. Por isso, diz que a plataforma que faz a recolha das respostas do Censos 2021 é segura e a decisão não coloca em causa a proteção dos dados pessoais dos cidadãos. Mas por não contar com o serviço da Cloudflare, os efeitos podem passar por uma diminuição da rapidez de acesso ao website.

Nesse sentido, o instituto apela aos cidadãos que continuem a responder aos Censos solicitados através da plataforma online, visto ser a mais adequada, sobretudo no período pandémico atual.

As polémicas em torno da Cloudflare começaram nas redes sociais, com acusações de que o INE estava a alojar dados dos portugueses nos Estados Unidos e colocando em causa a sua privacidade. O INE desmentiu todas as acusações, garantindo que os dados são tratados de forma anónima, e que os mesmos estão apenas alojados dentro do instituto. A Cloudflare apenas garantia a proteção dos servidores contra eventuais ataques de piratas informáticos.

Além disso, o INE destaca que todas as opções tecnológicas de segurança da informação na recolha dos dados dos Censos 2021 foram auditados pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

Nota da redação: O nome da empresa com quem o INE suspendeu o contrato foi corrigido.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.