Continuando a alargar as funcionalidades oferecidas aos seus utilizadores, o Google está a experimentar uma nova ferramenta de consulta do historial de pesquisas realizado no seu site. O Google "My Search History" está disponível desde a tarde de quarta-feira no endereço http://labs.google.com, e exige o registo de forma a proteger a informação, mas quem utilizar já os chats ou email pode utilizar o mesmo login.



O serviço permite que os internautas decidam se querem um reconhecimento automático para um determinado computador. Quem pretender fazer login em cada visita tem igualmente essa possibilidade.



A funcionalidade é vista com alguma desconfiança já que eventuais falhas de segurança podem revelar interesses pessoais. Ao mesmo tempo permite ao Google conhecer melhor os seus utilizadores, para o bem e para o mal, permitindo ao motor de busca ajustar os resultados às necessidades específicas de cada um.



Sempre que um utilizador entra na página, é disponibilizado um detalhe sobre os resultados da sua última pesquisa. Quem pretender seleccionar um dia específico pode fazê-lo através de um calendário exibido no site.


O serviço online pode armazenar anos de actividade de pesquisa de cada indivíduo, embora os utilizadores possam retirar links do seu arquivo pessoal em qualquer altura.



"A possibilidade de visualizar todas as pesquisas efectuadas é um valor acrescentado", refere Marissa Mayer, directora do Google para produtos de consumo.



Em declarações à Associated Press, Pam Dixon, director executivo do World Privacy Forum, considera que esta "é uma péssima ideia, pois o serviço pode facilitar a violação de privacidade e inclusivamente permitir que o histórico de pesquisa de determinado utilizador vá parar às mãos do governo".

Notícias Relacionadas:

2005-04-06 - Google vai testar serviço de pesquisas vídeo

2005-03-07 - Serviço de pesquisa de desktop do Google avança hoje em versão definitiva

2005-01-19 - Google lança nova versão do seu software gratuito para gestão de fotografias