
O Instagram está a testar o Limits, uma nova funcionalidade que permite suspender quaisquer interações dentro da rede social. A plataforma refere que esta é uma forma de os utilizadores se protegerem de potenciais situações de abuso.
Ao anunciar o Limits, Adam Mosseri, CEO do Instagram, referiu o recente episódio de abuso racial que se seguiu à final do Euro 2020, em que três jogadores da seleção inglesa foram alvo de comentários racistas depois de falharem penalties na partida contra a Itália. "O racismo e o discurso de ódio não têm lugar no Instagram", afirmou Mosseri num vídeo partilhado esta quinta-feira.
O responsável tem a ambição de eliminar o discurso de ódio da rede social, mas sabe que é uma missão bastante complicada de cumprir sem que, para isso, sejam criadas ferramentas que dêem às pessoas a possibilidade de se protegerem. É dessa categoria que o Limits faz parte. "Sabemos que, por vezes, as pessoas atravessam momentos de risco ou sofrimento e nós precisamos de lhes disponibilizar mecanismos de proteção", disse Mosseri.
Na prática, o que o Limits faz é fechar as secções de comentários dos seus posts, bem como as mensagens diretas e as respostas às stories, de maneira a que possa ficar totalmente à prova de interações na plataforma, durante um determinado período de tempo.
O Limits está a ser testado em vários países, mas o CEO assume que já existem planos para o lançamento global do sistema.
Adam Mosseri sublinha que a empresa tem mais planos para suprir o racismo e o assédio na plataforma, pelo que serão divulgadas mais notícias sobre a estratégia da tecnológica durante os próximos meses.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
Redes sociais redefinidas pela inteligência artificial da app SocialAI -
Site do dia
Organize os separadores que guardou para mais tarde no browser com a Tab Reminder -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários