O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Recorde-se que, em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores que, desde então, têm esta contagem oculta para outras contas que não a sua. Desta vez, é possível escolher ver o número de "gostos" nas publicações dos outros e esconder o número de "gostos". A experiência vai estender-se ao Facebook que vai testar uma estratégia semelhante na sua plataforma.

Dois anos depois de ter iniciado os primeiros testes do género, o Instagram diz ter revisitado algum do feedback recebido desde então e sublinha que as opiniões são bastante distintas. Originalmente, a ideia da tecnológica era reduzir o stress associado à publicação de conteúdo online, uma vez que muitas pessoas tendem a ficar bastante ansiosas com a forma como os seus posts são recebidos pelos seguidores, sendo que a popularidade dos mesmos é medida pelo número de likes. O problema é ainda mais premente nos segmentos mais jovens, que chegam até a apagar posts quando estes não recebem um número suficiente de "gostos".

Snapchat e Instagram têm um impacto muito negativo nos jovens, diz estudo
Snapchat e Instagram têm um impacto muito negativo nos jovens, diz estudo
Ver artigo

Ao ocultar esta variável dos outros utilizadores e mantendo-a apenas em segredo para os autores dos posts, o Instagram tentava também afastar o "efeito manada" da sua plataforma, que levava utilizadores a gostarem de posts que já tinham muitos likes, ao invés de avaliarem o conteúdo por si só. No entanto, algumas pessoas opinaram contra esta mudança porque queriam continuar a perceber, através do número de likes, que conteúdo fazia parte das tendências e o que é que era popular. Este argumento foi naturalmente prevalente entre os influencers, dado que recorrem a esta métrica para comunicar o seu valor às marcas que pretendem trabalhar consigo.

O Instagram pesou ambos os argumentos e é dessa análise que surge esta alternativa que coloca na mãos dos utilizadores a decisão de ocultar, ou não, os likes.

Esta nova opção vai surgir apenas em algumas contas. Se a sua fizer parte do lote, saiba que vai encontrar um botão dedicado nas Definições do Instagram. Ativá-lo vai resultar na ocultação dos likes dos posts feitos por outras contas. Para ocultar os likes dos seus posts, terá de aceder ao menu de opções que surge no topo superior direito de cada publicação e aplicar essa decisão cada vez que partilha novo conteúdo. Note que, enquanto autor do post, poderá continuar a visualizar o número de gostos.

A rede social não adiantou quanto tempo é que vai durar este teste ou se já existem planos para tornar a funcionalidade acessível para todos. Sobre a iniciativa, um porta-voz do Facebook sublinhou que, "para começar, a funcionalidade vai ser testada no Instagram [...] vamos retirar algumas aprendizagens deste teste e só depois teremos mais pormenores para partilhar".