Adam Mosseri, o líder do Instagram, publicou na sua conta uma nova funcionalidade de inteligência artificial generativa que vai chegar à rede social no próximo ano. Chama-se Movie Gen, um modelo de IA que está em fase experimental, que vai ajudar a criar vídeos criativos para a plataforma.

Segundo explica, bastam algumas prompts para alterar o aspeto dos vídeos, sejam os trajes do protagonista do vídeo, o estilo visual do mesmo ou alterar os fundos. O vídeo partilhado por Adam Mosseri é demonstrativo daquilo que é possível fazer: alterar a roupa e acessórios, transformar-se num boneco animado ou ser adicionado a um ambiente totalmente diferente.

A tecnologia utiliza o modelo da Meta Movie Gen anunciado em outubro e vai ajudar os criadores a libertar novas ideias para conteúdos. Outros elementos que podem ser adicionados ao vídeo passam por objetos no fundo, chapéus ou acessórios no criador, etc.

Esta pretende ser uma evolução das ferramentas existentes de realidade aumentada utilizadas em outras aplicações, que mascaram os protagonistas ou alteram as cenas.

Na demonstração revelada em outubro, a partir de simples comandos de texto, é possível acrescentar elementos de som e imagem a conteúdos em vídeo. Nos exemplos há um pinguim que passa a caminhar com um vestido, uma DJ que anima o cenário com um tigre que parece real, ou um hipopótamo a nadar debaixo de água. Mostra-se ainda a possibilidade de pedir ao modelo para juntar som a imagens, tendo em conta o conteúdo exibido, ou alinhar esse som com diferentes momentos da imagem, variando a intensidade do volume, por exemplo.

Veja o vídeo com a demonstração do Movie Gen:

Os modelos usados para criar o Movie Gen foram treinados com dados licenciados e publicamente disponíveis. Permitem criar vídeos com um máximo de 16 segundos e áudios com até 45 segundos.